cerveja_lupulo_entrevilas_5_copia

Flores de lúpulo cultivado pelo agrônomo Rodrigo Veraldi, de São Bento do Sapucaí

Foto: Divulgação



Foi na Serra da Mantiqueira, exatamente em São Bento do Sapucaí, que nasceu a primeira variedade de lúpulo 100% brasileiro. A planta, responsável pelo típico amargor da cerveja, nunca havia sido cultivada com sucesso no Brasil.

Sem produção nacional, o Brasil importa cerca de 4.000 toneladas de lúpulo por ano, um custo superior a R$ 200 milhões.
Foi quase que acidentalmente que o agrônomo Rodrigo Veraldi conseguiu produzir uma variedade resistente na Serra da Mantiqueira.

Entre 2005 e 2011, ele tentou desenvolver a planta em estufa a partir de sementes vindas da Europa. As que vingaram, Rodrigo plantou no ambiente externo e aquelas que não resistiram à estufa, ele descartou em uma área apelidada de ‘bota fora’, depósito de resíduos orgânicos para compostagem.

“As variedades que plantei, não resistiram, então desisti do projeto. Depois de muito tempo, estava passando pela área do bota fora e encontrei a planta que eu havia descartado em plena produção. Ali recuperamos o material e depois multiplicamos, dando origem ao plantio inicial desta variedade”, conta Rodrigo.

Para testar a qualidade, em 2014 o agrônomo fez uma parceria com a Baden Baden, de Campos do Jordão, e forneceu uma parte da primeira safra de lúpulo, para a edição comemorativa dos 15 anos da marca. A cerveja foi um sucesso. Hoje, Rodrigo fornece para a Baden Baden (edições sazonais ) e para outras cervejarias.

O agrônomo de São Bento do Sapucaí abriu caminho para muitos produtores rurais brasileiros.

O que tem na sua cerveja?

Malte: Grãos de cereal submetidos a processo de malteação. Pode ser cevada, centeio ou trigo, entre outros. 
Água: Representa mais de 90% da cerveja.Ela deve ser pura, mas hoje é possível obter o grau de pureza por tratamento bioquímico. 
Lúpulo: Dá o amargor e identidade ao sabor da cerveja. Atua como conservante natural e faz a retenção da espuma. 
Levedura: Um tipo de fungo quebra o amido, formando o álcool e gás carbônico. Também interfere no sabor e aroma.

cerveja_lupulo_entrevilas_2_copia

Plantação de lúpulo em São Bento do Sapucaí

Foto: Divulgação