Por Meon Em Ilhabela

Festival de Aves movimenta Ilhabela neste fim de semana

Programação sobre birdwatching conta com mais de 50 atividades, entre palestras, cursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis

festival_de_aves_1

Observação das aves em Ilhabela

Foto: Aurélio Rufo/Sectur Ilhabela

 

O Festival de Aves de Ilhabela que começa nesta sexta-feira (11) prossegue até o final de outubro, com intensa programação espalhada pela cidade. Serão mais de 50 atividades, entre palestras, minicursos, fam-trips, cinema, oficinas e atividades infantis.

A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo visa promover o Birdwatching como nova modalidade do arquipélago, para receber visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo.

A Cerimônia de Abertura está programada para as 19h, no Centro Histórico da Vila. Na sequência, estão programadas palestras, exposição de fotos e sessão de cinema.

No sábado (12) e domingo (13), o dia começa com ´passarinhadas’, a partir das 7h, com passeios aberto ao público em geral para observação de aves (programação completa no final do texto).

Para o período da tarde, estão agendadas palestras e minicursos que se estendem até a noite, que termina com cinema ligado a observação e conservação.

Entre os temas abordados por especialistas da cidade e convidados, estão ‘A Economia do Birdwatching’, ‘Observação e comunidade’, ‘Aves de Ilhabela’, ‘Fotografia e tratamento de imagens’, entre outros.

Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), mais de 18% de todas as aves do mundo estão no Brasil.

Entre as 1.919 espécies encontradas no país, 321 habitam o arquipélago de Ilhabela, que abriga uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo.

A rica e farta variedade de pássaros representa um grande potencial para exploração sustentável e de desenvolvimento econômico. “Nossos parques nacionais tiveram 12 milhões de visitantes em 2018. Mesmo sem grande promoção, famílias em todo país têm procurado conhecer mais nossos parques, ano a ano. Imagine o que podemos fazer a partir de agora, com planejamento e ações de incentivo ao Birdwatching", informa Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo por meio da assessoria do evento.

A expectativa da prefeitura de Ilhabela é que a implementação da estrutura para receber os turistas de Birdwatching esteja completa para a temporada de verão de 2020. O planejamento inclui a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal.

A meta é que os visitantes tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro - eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga. 

A Programação completa do Festival de Aves pode ser conferida no site da Prefeitura.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Ilhabela

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.