Por Meon Em Natividade da Serra

Saiba o que conhecer em Natividade da Serra

Cicloturismo

Trilha do Morro Brasil - Este roteiro é considerado pelos atletas como difícil por causa de sua altitude, onde o ponto mais alto atinge 1100 metros. O trajeto possui muitas subidas íngremes e descidas com curvas fechadas. A vista no topo do Morro Brasil é exuberante com panorama da cidade e das terras próximas, e da represa. O percurso tem cerca de 30 km, que chegam à 3 horas de pedal aproximadamente.
natividade da serra

 

Trilha da Capelinha – Na trilha da Capelinha é possível desfrutar de várias paisagens diferentes como a travessia da balsa, túneis naturais dentro da mata atlântica, estradas largas e estradinhas afuniladas com acesso de uma bike por vez, degraus de pedras escorregadias, mudanças ambientais bruscas, contato com animais grandes e pequenos. O ponto culminante é uma capelinha em formato arredondado e muito original, origem do nome da trilha. O percurso tem grau de dificuldade médio, com cerca de 32 km e dura aproximadamente 3 horas de pedal.
natividade da serra

 

Trilha da Cachoeira do Tota – A trilha tem grau de dificuldade médio e um percurso apropriado para o verão, pois passa por estradas sombreadas, belas cachoeiras convidativas para um banho, travessias de barco no porto da canoa, lindas paisagens à beira da represa, bairros rurais como bairro do Rio Manso e bairro do Laranjal, considerados locais de temperatura baixa chegando ao ponto culminante que é a bela cachoeira da Tota, formada por um enorme conjunto de pedras negras decoradas com as várias quedas d’água e piscinas naturais. Seu percurso dura cerca de 6 horas e tem 31 km.

 

Rafting

O Rafting, que é a descida de corredeiras em equipe em um bote acontece no Brasil desde 1996 na cidade de Natividade da Serra. Os roteiros do Rio Paraibuna são vários e para todos os perfis, com descidas mais intensas e outras mais calmas para iniciantes, que podem durar de duas a seis horas de atividade. As equipes são formadas com uma média de quatro participantes, além do guia. A cidade possui várias agências de turismo que realizam este tipo de atividade.
nativiade da serra

 

Núcleo Santa Virgínia
Natividade da Serra

O Núcleo Santa Virgínia fica situado no interior do Parque Estadual Serra do Mar, foi inaugurado em 1989, devido às desapropriações das antigas fazendas Ponte Alta e Santa Virgínia, que deu origem ao nome do núcleo. O espaço tem extensão 17.500 hectares e abrange as cidades de São Luiz do Paraitinga, Natividade da Serra, Cunha, Ubatuba e Caraguatatuba. Seu relevo irregular favorece a formação de cachoeiras e é perfeito para fazer trilhas, e isso faz do núcleo um dos principais pontos turísticos da cidade. A trilha do Rio Grande é uma das trilhas que fazem sucesso dentro do parque, sendo um total de 13 quilômetros, classificados como dificuldade média, exigindo um pouco de preparo físico. O fim da trilha leva o visitante à Cachoeira da Boneca. Para fazer as trilhas é recomendada a contratação de um guia, e todas as visitas devem ser agendadas com antecedência. O núcleo conta com infraestrutura de banheiros, chuveiros e um pequeno estacionamento. É recomendado levar um lanchinho, pois o local não possui restaurante.

Horário de Funcionamento:
Quarta a domingo: 8h às 17h
Endereço: Bairro Vargem Grande, s/n, Natividade da Serra – SP 
Contato: (12) 3671-9159 / (12) 3671-9266
Email: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br

 

Trilhas

Do Garcez
Uma cachoeira com três níveis de queda d’água. Pois esse é o principal atrativo da Trilha do Garcez, que leva à cachoeira com o mesmo nome. Com seis quilômetros, a trilha cruza trechos de Mata Atlântica de planalto bastante preservada e que também leva até a Cachoeira Jacu, onde há uma parada para o visitante nadar, lanchar e descansar.
Natividade da Serra

Em formato circular, a trilha leva cerca de três horas para ser percorrida. Devido a algumas subidas e descidas mais íngremes, tem classificação de nível médio de dificuldade. O acompanhamento de monitores é obrigatório.

Para matar a curiosidade, Garcez é o sobrenome de uma família que morava perto da cachoeira e Jacu é a identificação popular de uma ave vista com facilidade na região.

Fone: (12) 3671-9159 / 3671-9266
E-mail:  pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br

 

Rio Grande
A região tem relevo acidentado que favoreceu a formação de corredeiras e cachoeiras nos rios Ipiranga, Ribeirão Grande e Palmital, afluentes do rio Paraibuna. A trilha do Rio Grande esconde poços naturais e cachoeiras, sem contar a diversidade de espécies vegetais e animais que constituem a biodiversidade da floresta atlântica.

Ás margens do Ribeirão Grande e protegido pela floresta, passamos pelo poços naturais do Ribeirão Grande e dos Peixes. A caminhada tem seu destino final na cachoeira da Boneca numa distância total de treze quilômetros. Uma trilha de grande beleza natural!

Fone: (12) 3671-9159 / 3671-9266
E-mail:  pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br
Natividade da Serra

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Natividade da Serra

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.