Por Meon Em São José dos Campos

Semana do Figureiro destaca arte regional como patrimônio em São José

Programação é gratuita e segue de 14 a 28 de setembro em várias casas de cultura

figureiras_14

Tema do evento é ‘Celebrando a Vida. Celebrando os Mestres Figureiros’

Foto: Divulgação

 

Em celebração ao Dia do Figureiro, instituído por lei municipal e comemorado em 20 de setembro, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo preparou uma série de atividades em diversas casas de cultura de São José dos Campos.

A programação acontece no Museu de Arte Sacra, no Centro da Cidade, no Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich, no Parque da Cidade nas casas de cultura Chico Triste, na Vila Tesouro, Lili Figureira, no Jardim Santo Onofre, Rancho do Tropeiro, no distrito de Eugênio de Melo, Eugênia da Silva, no Novo Horizonte e Flávio Craveiro, no Dom Pedro 1º.

Neste ano, o tema do evento é ‘Celebrando a Vida. Celebrando os Mestres Figureiros’. O objetivo é destacar o legado artesanal regional como patrimônio cultural e imaterial. A programação é gratuita e segue de 14 a 28 de setembro.

 

Programação

Museu de Arte Sacra Dia 14, 9h: Roda de conversa e vivência de argila com as figureiras Fátima Santos, Francisca Santos e Luciana Melo, em parceria com o Projeto Mercadão Vivo. Apresentação de documentário sobre os figureiros da cidade.

Casa de Cultura Chico Triste Dia 16, 9h: Vivência de argila, modelagem de apito e exposição de figuras, com participação das santeiras Aurora Brasil e Mirna Tominaga, do Projeto Santo de Casa.

Casa de Cultura Lili Figureira Dia 17, 9h: Roda de conversa e vivência de argila com as figureiras Fátima Santos e Francisca Santos. Dia 20, 14h: Plantio de árvores em homenagem à patrona da casa.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Dia 18, 9h: Roda de conversa com Alzira Vilela e vivência de argila com as figureiras Luciana Melo e Cristina Quintino. 

Casa de Cultura Eugênia da Silva Dia 19, 9h e 14h: Documentário sobre os figureiros de São José dos Campos, Vivência de argila e montagem de vitrine sobre o universo de Eugênia da Silva com Tina Lemos.     Dia 21, 10h: Encerramento – Encontro Regional dos Figureiros do Vale do Paraíba. 

Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich Dia 20, 9h: Vivência e roda de conversa com as figureiras convidadas Aurora Brasil e Mirna Tominaga. 

Casa de Cultura Flávio Craveiro Dia 28, 13h30: Vivência com Mirna Tominaga durante piquenique do Projeto Território de Brincar.

 

Endereços

Casa de Cultura Lili Figureira

Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre

(12) 3942-1005

Casa de Cultura Flávio Craveiro

Avenida Lênin 200 – Dom Pedro 1º (12) 3966-1136

Casa de Cultura Chico Triste

Rua Milton Cruz, s/nº – Vila Tesouro

(12) 3929-7559 

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela

Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo

(12) 3905-1855

Casa de Cultura Eugênia da Silva

Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte

(12) 3907-8024

Museu de Arte Sacra

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

(12) 3921-7226

Ateliê de Artes Visuais Johann Gütlich

Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade, Santana

(12) 3924-7300/7341

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em São José dos Campos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.