besourofilme

Cena do filme Besouro que será exibido nesta quinta

Foto: Divulgação                                                                                                                                                 

   

O Pontos MIS traz a Ubatuba nesta quinta-feira (28) às 19h, a exibição gratuita do filme Besouro, na Biblioteca Municipal.

 O evento faz parte da mostra ‘Identidade Negra’, que promove a exibição de filmes, no mês de novembro, que fazem referência ao Dia da Consciência Negra. A mostra integra a programação do evento “Negro de Todas as Cores” realizado anualmente pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.

Os quatro filmes que compõem a mostra, buscam recuperar e reforçar a identidade negra por meios de suas origens, suas resistências e seus conflitos históricos em uma sociedade onde o racismo ainda figura, seja na esfera econômica, social ou política.

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo que visa formar novos público para filmes nacionais não comerciais.

Besouro era o sobrenome do reconhecido capoeirista Manuel Henrique Pereira. O filme conta a história deste órfão que se transformou num dos grandes mestres da capoeira, disciplina criada por escravos africanos que eram proibidos de utilizar armas.

Em Ubatuba, a iniciativa do Museu da Imagem e do Som, instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP, tem parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da FundArt.

A Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense” fica  na praça 13 de Maio, número 52, no Centro de Ubatuba.

A classificação do filme Besouro é 14 anos.