4_57

Alunos do 9º ano empenhados no projeto

Divulgação

Diversas histórias e memórias de moradores do Vale do Paraíba estão sendo compartilhadas por meio de textos produzidos por estudantes do ensino fundamental II do Colégio Poliedro, em São José dos Campos.

O projeto é uma iniciativa chamada ‘Linhas do Vale’ e tem como objetivo resgatar a história da região socioeconômica do Vale do Paraíba, estrategicamente posicionada no eixo Rio-São Paulo, por meio de relatos de histórias dos próprios moradores da região.

Os trabalhos realizados pelos alunos auxiliam na compreensão do Vale do Paraíba sob uma perspectiva acessível e dinâmica. “O objetivo do projeto é valorizar a memória e a identidade, além das tradições e cultura da região. Os alunos se mostram muito empenhados nesta ação”, descreve a coordenadora do projeto na área de História, professora Érica Turci.

“Aplicamos um método de pesquisa chamado história oral, que utiliza a entrevista para descobrir novos dados sobre a História. Ouvimos os entrevistados e comparamos tudo com documentos históricos”, conclui Érica.

A inspiração para o projeto veio do Museu da Pessoa, um museu virtual e colaborativo que tem por objetivo registrar, preservar e transformar em informação, histórias de vida de toda e qualquer pessoa inserida na sociedade. “O trabalho vem de uma longa discussão sobre o papel da História dentro da escola. A ideia principal foi tratar conceitos de identidade e memória”, aponta o coordenador do colégio, Kadu Lambert.

Para ter acesso às histórias e relatos dos moradores é só entrar no site do projeto Linhas do Vale ou no facebook. No instagram o perfil está como @linhasdovale.