Por Jogando Juntos Em Regional Atualizada em 01 JUN 2020 - 20H30

Vitória importante na primeira vez no Maracanã está no Especial do São José

O time foi defender posição contra o concorrente Botafogo e voltou do Rio com os dois pontos

Na primeira partida oficial no Maracanã, uma vitória que manteve o time na zona de classificação às oitavas de final. É o assunto da Parte 14 do Especial 3 do Meon, lembrando a participação do São José no Brasileirão de 1982.

No quadrangular do Grupo N da segunda fase da Taça de Ouro, valendo duas vagas nas oitavas de final, o São José e o Londrina saíram da terceira rodada dividindo a liderança, com quatro pontos e dois gols de saldo. Agora, na quarta rodada, o time joseense iria correr o risco de sair da zona de classificação, pois visitaria o Botafogo, terceiro colocado, com três pontos. No Paraná, o Londrina teria a visita do paraibano Treze de Campina Grande, com um ponto.

Pela primeira vez no Maracanã, o São José enfrentou o Botafogo no dia 14 de março, um domingo de tempo nublado no Rio de Janeiro, às 17h e com 15.224 pagantes no estádio. Um pequena caravana de torcedores joseenses também esteve presente em um momento histórico do clube.

Na escalação do São José, o único desfalque foi o contundido ponteiro-esquerdo Nenê, pela terceira vez consecutiva e deixando a posição para Niltinho. O lateral-esquerdo Reinaldo, de boa atuação nos 3 a 1 da quinta-feira anterior sobre o Treze, foi mantido no lugar que era de Campina.

O Botafogo vinha de uma inesperada derrota em casa para o Londrina, por 3 a 1. Da partida realizada no estádio de São Januário, a única alteração promovida pelo técnico Jorge Vieira foi o volante Almir no lugar de Rocha.

O jogo

Fora de casa e com um ponto de vantagem, o São José começou a partida mostrando que iria tentar explorar a pressão dos torcedores sobre o adversário. Niltinho auxiliava na marcação e o centroavante Tião Marino procurava incomodar e segurar os dois zagueiros adversários. Os volantes Gerson Andreotti e Ademir Melo não deixavam o meia Mendonça armar o time botafoguense e o primeiro tempo terminou sem maiores emoções.

Como previsto, o Botafogo voltou do intervalo querendo criar uma pressão sobre a defesa visitante. No São José, a deslocação do ponteiro-direito Edinho para a ponta esquerda não deixava o lateral-direito botafoguense Perivaldo avançar com liberdade. Aliás, Edinho foi um dos melhores em campo, prendendo a bola, aplicando dribles e irritando os marcadores.

Aos 27 minutos, em um contra-ataque, o São José descolou um pênalti quando Niltinho foi derrubado na área ao buscar um bom posicionamento para chutar a gol. O árbitro gaúcho Rui Canedo viu a falta e o zagueiro Darci cobrou com categoria, deslocando o goleiro Paulo Sérgio para o lado esquerdo e mandando rasteiro no direito.

O Botafogo sentiu o gol e uma boa oportunidade desperdiçada em cabeçada do centroavante Té, em um dos raros momentos de vantagem do centroavante contra os zagueiros joseenses. O rápido atacante Mirandinha entrou, mas o São José, confiante e com boa atuação, levou o 1 a 0 até o apito final.

Times e rodada

O São José, do técnico José Maria Fidélis: Ivan; Sotter, Darci, Ademir Gonçalves e Reinaldo; Gerson Andreotti, Ademir Melo e Tata; Edinho, Tião Marino e Niltinho (Eli Carlos).

O Botafogo, do técnico Jorge Vieira: Paulo Sérgio; Perivaldo, Gaúcho, Osvaldo e Washington; Almir, Wescley e Mendonça; Geraldo, Té (Mirandinha) e Jerson.

No outro jogo pelo Grupo N, o Londrina recebeu o Treze e venceu por 3 a 1. Paulinho, Osmarzinho e Luís Gustavo fizeram os gols paranaenses e Hélio Sururu marcou o paraibano. A equipe paranaense assumiu a liderança pelo saldo de gols.

A classificação, com a vitória valendo dois pontos, ficou assim: 1º – Londrina (6 pontos e 4 gols de saldo); 2º – São José (6 pontos e 3 gols de saldo); 3º – Botafogo (3 pontos) e 4º – Treze (1 ponto).

Na quinta e última rodada, o São José jogaria no Nordeste e com a chance de antecipar classificação. Será o assunto da Parte 15 do Especial. Até lá.

Acervo do Botafogo de Futebol e Regatas
Acervo do Botafogo de Futebol e Regatas
O goleiro botafoguense Paulo Sérgio em um jogo no Maracanã


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.