Por Jogando Juntos Em Regional

Clássico do Vale fecha fase inicial do Campeonato Paulista Feminino

O eliminado Taubaté recebe o classificado São José na manhã do sábado

A primeira fase do Campeonato Paulista de Futebol Feminino termina neste sábado, com todos os seis jogos no mesmo horário. Às 11h, no estádio Joaquim de Morais, o Taubaté recebe o São José em um Clássico do Vale que terá uma equipe classificada e outra eliminada.

O Taubaté, como semifinalista do Paulista do ano passado, ganhou a vaga para uma inédita participação no Campeonato Brasileiro. Na Série A-2, com uma excelente campanha, alcançou um mata-mata que valerá acesso à Série A-1 do ano que vem. Os dois jogos contra o São Paulo virão na segunda quinzena de julho, após a Copa do Mundo Feminina.

Sem a experiência necessária para garantir êxito em duas competições simultâneas, o Taubaté foi mal no Paulista. Ficando em desvantagem contra os concorrentes Juventus e Portuguesa, saiu mais cedo da briga pela classificação entre os quatro melhores do seis integrantes do Grupo 2. Por isso, fará a sua despedida neste sábado cumprindo tabela e ainda buscando a primeira vitória após nove partidas.

O São José, acostumado com um calendário mais exigente, soube antecipar classificação no Paulista como terceiro colocado do Grupo 2, atrás dos favoritos Corinthians e Santos. No Brasileiro da Série A-1, está na 10ª colocação depois de nove rodadas realizadas e outras seis ainda programadas. Dos 16 participantes, os oito melhores avançarão à segunda fase e os quatro piores serão rebaixados à Série A-2. A retomada da competição virá na segunda quinzena de julho, após a Copa do Mundo Feminina.

A disputa

O Grupo 2 tem o quadro da classificação já definido: Corinthians (27 pontos), Santos (21), São José (13) e Juventus (8) avançaram e Portuguesa (4) e Taubaté (4) sobraram. Neste sábado, jogam: Taubaté x São José, Corinthians x Juventus e Santos x Portuguesa.

O Grupo 1 já tem os quatro classificados, mas Palmeiras e Ponte Preta ainda disputam a terceira colocação. São Paulo (21), Ferroviária de Araraquara (17), Palmeiras (13) e Ponte Preta-Rio Preto (12) avançaram e Audax Osasco (8) e Internacional de Franca (3) sobraram. Jogam neste sábado: Audax x São Paulo, Ferroviária x Inter Franca e Ponte Preta x Palmeiras.

Na segunda fase, os oito classificados formarão dois quadrangulares e de cada quadrangular os dois melhores irão às semifinais. O resultado do jogo entre Ponte Preta e Palmeiras definirá a composição dos dois novos grupos.

O Grupo 3 terá: 1º colocado do Grupo 1 (São Paulo), 2º do 2 (Santos), 3º do 2 (São José) e 4º do 1 (Ponte Preta ou Palmeiras). O Grupo 4: 1º de 2 (Corinthians), 2º de 1 (Ferroviária), 3º de 1 (Palmeiras ou Ponte Preta) e 4º de 2 (Juventus).

Os times

O Taubaté recebe o São José e com o técnico Arismar Júnior deixando a divulgação da escalação da equipe para minutos antes da partida. Uma provável: Yolanda; Evellyn, Hericka, Amanda e Thalita; (Sabriana ou Thayná Marins), Rafa Marques e Sisi; Mylena Carioca, Ariel e (Lucélia ou Natasha Sorriso).

O São José já estava sem sete jogadoras e outras cinco também saíram dos planos para este sábado. A lateral-direita Poliana foi com a Seleção para a Copa do Mundo, a zagueira Nath Rodrigues cumprirá suspensão e outras cinco seguem vetadas por contusão: Michele Carioca, Dulce, Rebeca, Gabi Lira e Bagé. Das mais novas, cinco foram representar a cidade nos Jogos Abertos da Juventude: Duda Batista, Geisi, Lívia, Vitória Bruna e Milena.

Como a atacante Fernanda Tipa é dúvida por leve contusão muscular, o técnico Cleber Arildo poderá escalar: Zany; Ana Martha, Rafa Soares, Lígia Moreira e Thayane; Edna Baiana, Natsumi, Carlinha e Daiane Godoi; (Fernanda Tipa ou Thamirys) e Bárbara Di Menor.

cq_573

No 1º turno

O Meon apresentou o seguinte texto sobre encontro do primeiro turno, disputado no dia 5 de maio.

O Clássico do Vale de futebol feminino, na tarde deste domingo e pelo Campeonato Paulista, terminou sem gol. Em São José dos Campos, o São José assumiu a condição de local, procurou o ataque o tempo inteiro, mas sem contundência. O Taubaté, explorando os contragolpes, teve objetividade, as melhores chances, mas não acertou nas finalizações.

Pela quinta e última rodada do primeiro turno do Grupo 2, o empate não foi bom para nenhum dos lados. O São José perdeu dois pontos em casa e segue ao alcance dos concorrentes. O Taubaté continua na sexta e última colocação, indo pressionado para o returno.

Como disputam simultaneamente os campeonatos das séries A-1 e A-2 do Brasileiro, São José e Taubaté variam as escalações por necessidade ou conveniência. Algumas jogadoras começam na reserva e outras, contundidas, nem são relacionadas, como a experiente atacante joseense Michele Carioca, desfalque sentido neste domingo.

No estádio Martins Pereira e com um pequeno público para o histórico do confronto, O São José começou atacando, mas levando um susto com menos de dois minutos. O Taubaté, em uma das suas quatro descidas que poderiam terminar em gol, teve Mylena Carioca chutando para fora.

Ainda no primeiro tempo, o São José criou duas boas chances seguidas, aos 34 e 35 minutos. Na primeira, a lateral-direita Poliana levantou em diagonal e Thamirys cabeceou para fora. Na segunda, Geisi roubou a bola em uma saída de jogo da defesa taubateana e Fernanda Tipa errou o canto esquerdo, chutando para fora.

Na segunda etapa e sem a volante joseense Duda Batista que saiu por contusão, o São José continuou procurando caminhos para finalizar com chances de gol, mas deixando a defesa exposta. Já no acréscimos, o Taubaté quase marcou em um passe aprofundado e com chute desviado pela zaga a escanteio.

Os times

O São José, do técnico Cleber Arildo, jogou com: Zany; Poliana, Vitória Bruna, Nath Rodrigues e Di Menor (Rafa Martins); Duda Batista (Rafa Soares), Daiane Godoi (Carlinha), Lívia e Fernanda Tipa (Fernanda Marques); Thamirys (Ana Martha) e Geisi.

O Taubaté, do técnico Cleber Arildo, jogou com: Yolanda; Evellyn, Hericka, Tatá e Mariana; Thayná Marins (Lucélia), Rafa Marques e Sisi (Thalita); Mylena Carioca (Tainá), Ariel e Natasha Sorriso (Martinha).

cq_574

Na imagens do encontro do primeiro turno, a joseense Lívia e a taubateana Hericka (foto de Gabriel Dantas/São José Futebol Feminino) e Sisi observada por Thayná Marins e Fernanda Tipa (foto de Rafael Citro/SEEL/AD/EC Taubaté).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.