Por Valtencir Vicente Em Regional

O XV de Caraguatatuba está voltando ao futebol

O time profissional será reativado após 11 anos e acessos na década de 90

O XV de Novembro de Caraguatatuba está voltando ao futebol profissional, depois de 11 anos. Na década de 90, com três acessos, foi uma das sensações da região onde reapareceria no mesmo campeonato do São José, Guaratinguetá e Manthiqueira de Guará.

Garotos das categorias de base em um treino no estádio do XV (Foto: Divulgação)

Garotos das categorias de base em um treino no estádio do XV

Divulgação

O Leão do Litoral começou a projeção em 94. No Campeonato Paulista da Série B-2 (sexta divisão) subiu para a Série B-1 B (quinta divisão). Em 95, a subida foi da Série B-1 B para a B-1 A (quarta divisão). Em 96, depois de ter sido vice-campeão de um torneio regional que teve como campeão o São José, quase alcançou um terceiro acesso seguido.

Sem perder o embalo, em 97, o time subiu da Série B-1 A para a Série A-3 (terceira divisão), mas não pôde aproveitar a promoção. A Federação Paulista de Futebol exigia um estádio com capacidade mínima para 10 mil pessoas e XV, que possuía 5.000 lugares, na ampliação conseguiu “apenas” mais 3.000, totalizando 8.000. Assim, a Ferroviária de Araraquara escapou do descenso, permanecendo na Série A-3, no lugar que seria dos quinzista

O acesso sem subida começou a definir um novo caminho para o time. O técnico Eduardo Gonçalves, das conquistas e revelação de vários jogadores, virou presidente para tentar manter o clube com fôlego. Depois, com mudanças no comando, foi sobrevivendo com menos altos e mais baixos, até pedir licença em 2005.

A volta

O presidente Pedro Norberto dos Santos, que optou pela saída do futebol profissional, permaneceu no cargo e agora, com o clube sem dívidas, aceitou um projeto de retorno. O ex-zagueiro e preparador físico Cláudio do Brasília, o eleito vereador Vandinho do Garoto Bom de Bola, o Leonardo do Bola 10 e o empresário Alexandre Navarro formaram um grupo para a reativação do time.

No momento, há escolinhas e avaliações para jogadores de todos os elencos: principal, sub-23, sub-17, sub-15, sub-13 e sub-11. O técnico do time profissional será o ex-meia Edinho, um dos destaques do XV durante os anos de conquistas na década de 90. Ele já planeja a participação no Paulista da Segunda (4ª) Divisão que começará em abril de 2017.

A volta do XV de Caraguá e o possível retorno do Jacareí deixariam o campeonato com cinco times da região. O Manthiqueira de Guaratinguetá participou das últimas edições. O São José Esporte Clube e o Guaratinguetá estão chegando, rebaixados da Série A-3.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valtencir Vicente, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.