Por Jogando Juntos Em Regional

Paratletas de Taubaté disputam circuito de qualificação para o Pan

André Rocha e Alessandro Silva já estão devidamente credenciados

No próximo fim de semana a equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), participará da 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa, o maior e mais importante evento do paratletismo no Brasil. As disputas serão de sexta à domingo, na pista do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Com 13 paratletas, o time taubateano parte com expectativa de bons resultados, e mais do que isso, a possibilidade de classificar ao menos mais cinco paratletas para os Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru, que acontecem em agosto.

Os paratletas que chegam para este meeting com boas chances de conquistar o índice para Lima são: Julyana Cristina no Lançamento de Disco, Viviane Soares nos 100m e 200m, Jaqueline Gonçalves no Arremesso de Peso e no Salto em Distância, Felipe de Souza Gomes nos 100m e 400m, e Michel Gustavo no Santo em Distância.

Garantidos

A equipe de Taubaté já conta com dois paratletas que obtiveram índice e vão defender o Brasil no Parapan. André Rocha (classe F53) estará em Lima competindo no Arremesso de Peso, prova na qual é o atual Recordista Mundial (com 8,83m, obtidos em 2018), e atual líder do Ranking Mundial, com 8,70m, obtidos em abril.

Esta será a segunda participação em Jogos Parapan Americanos de André Rocha. Em 2015, em Toronto (Canadá), ele competiu no Arremesso de Peso, mas ainda pela classe F54. Na ocasião, conquistou a medalha de Prata.

Nesta etapa do Circuito Loterias Caixa, André entra focado em melhorar sua marca do Lançamento de Disco, e com chances inclusive de quebra de Recorde Mundial.

O outro taubateano que já tem o passaporte carimbado para Lima, é Alessandro da Silva (class F11), ele obteve índice para o Lançamento de Disco e para o Arremesso de Peso. Alessandro vai em busca do bicampeonato Panamericano nas duas provas, já que nos Jogos de Toronto 2015 ele foi medalha de Ouro em ambas.

Na temporada 2019, Alessandro tem obtido bons resultados. No Arremesso de Peso, é o atual líder do Ranking Mundial da classe F11 com 13,48m, obtidos em abril. No Lançamento de Disco, sua prova mais forte, também está na liderança do Ranking Mundial, com 44,75m.

Neste fim de semana, Alessandro entra bem preparado e focado em melhorar sua marca pessoal no Arremesso de Peso. A chance é de que ele estabeleça o Recorde das Américas nesta prova.

Os taubateanos da disputa

Ramon Duarte (F37) – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco, Lançamento de Dardo.
Michel Gustavo (T47) – Salto em Distância e Salto Triplo.
Kaian Silva (T38) – Salto em Distância
Julyana Cristina (F57) – Lançamento de Disco e Arremesso de Peso
André Rocha (F53) – Arremesso de Peso, Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco.
Alessandro (F11) – Lançamento de Disco e Arremesso de Peso.
Geovane Melo (T20) – 800m e 1500m
João Victor Frediani (T20) – 800m e 1500m
Felipe de Souza Gomes (T11) – 100m e 400m
Viviane Soares (T12) – 100m e 200m
Jaqueline Gonçalves (T37) – Salto em Distância e 100m
Rafael Matheus (F31) – Lançamento do Club
Edneusa de Jesus (T11) – 1500m e 5000m

A Comissão Técnica

Guto Nascimento (Técnico – Arremessadores e Lançadores)
Marcelo Costa (Técnico – Saltadores e Velocistas)
Leandro Mendes (Técnico – Arremessadores e Lançadores)
Diego Cascardo (Técnico – Arremessadores e Lançadores)
Fernando Vale (Coordenador Técnico)
Lenina Matioli (Médica)
Maicon Douglas (Fisioterapeuta)
Ronaldo Casarin (Assessor de Imprensa)

cq_660

A competição

O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

Calendário do Paratletismo de Taubaté

– 2ª Etapa Nacional do Circuito de Paratletismo – 09 a 11 de agosto, no CT Paralímpico, em São Paulo.
– Jogos Parapan Americanos de Lima, no Peru – 23 de agosto a 01 de setembro.
– Campeonato Brasileiro de Paratletismo – 27 a 29 de setembro, também no CT Paralímpico, em São Paulo.
– Campeonato Mundial de Paratletismo – 07 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O programa

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, e Badminton.

São parceiros da equipe: Prefeitura de Taubaté, Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté, Instituto Sabin, Instituto Mara Gabrilli, Luasa Sports, Cunzolo Acqua, Academy School, Juvy Serviços Médicos.

cq_659

Nas fotos (de Arquivo/Divulgação/CPB), Michel Gustavo e André Rocha em competições.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.