Por Valtencir Vicente Em Regional

Paratletismo de Taubaté tem destaques na primeiras competições do ano

36 medalhas conquistadas pela equipe de Taubaté; 22 medalhas de ouro

paratletismo

Competidores em uma das provas do Circuito Paulista

Divulgação

Os paratletas de Taubaté tiveram a confirmação de cinco deles com índice para o Circuito Nacional. No sábado passado, a equipe voltou do Paulista com 36 medalhas.

No último sábado, 15 de abril, a equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, esteve em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico, onde aconteceu a 1ª etapa dos principais meetings da modalidade no estado. O Circuito Paulista, a Copa Paulista e o Aberto de São Paulo de Paratletismo reuniu dezenas de paratletas para a largada das grandes competições do ano.

O time taubateano não decepcionou, e voltou com nada menos que 36 medalhas conquistadas, e cinco importantes resultados que valeram índices nacionais para quatro paratletas, que agora terão direito de disputar as etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Kaian da Silva (classe T38) conquistou a medalha de ouro no Salto em Distância, e garantiu índice, além de ter conquistado o bronze nos 100m rasos. Rogério Lima levou dois ouros, nos 200m e nos 400m, e de quebra também cravou índice nas duas provas. Flávia Mota (classe T11) conquistou ouro e índice nacional no Lançamento do Dardo; a paratleta também faturou prata no Lançamento do Disco. E Geovani Leonildes de Melo (classe T20) conquistou o ouro nos 1500m onde também fez o índice nacional.

Para o treinador da equipe, Guto Nascimento, o saldo foi extremamente positivo e serviu para mostrar a força do time de Taubaté no Paratletismo nacional. “Fomos para São Paulo com uma delegação recorde e o pessoal correspondeu. Todas as conquistas são merecidas, e em especial os atletas que garantiram seus índices para o Circuito Loterias Caixa estão de parabéns. Teremos outras competições onde outros atletas também lutarão por seus índices, mas quem já garantiu a marca agora, fica mais tranquilo e pode treinar mais focado. De qualquer forma, estão todos de parabéns.”, disse.

A chance de levar uma equipe tão numerosa para uma competição de alto nível, serviu ainda para que muitos dos paratletas do time taubateano fizessem suas estreias. “Ao mesmo tempo que tivemos atletas experientes como o Julio Cesar Leite, a Aline Abarcheli e até o retorno do André Rocha, tivemos boa parte da moçada estreando, e já ganhando medalhas. O pessoal novo mostrou que vêm forte para brigar por resultados e por um lugar ao sol no paratletismo nacional. Com certeza teremos muitos bons resultados ao longo do ano”, afirmou Guto Nascimento.

A próxima competição da equipe de Paratletismo de Taubaté será já neste próximo fim de semana, de 21 a 23 de abril, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Lá será realizado o Open Internacional Loterias Caixa, que reunirá disputas de atletismo e natação. A competição ganha importância maior pelo fato de 2017 ser um ano de Campeonato Mundial para as duas modalidades. Enquanto o de atletismo terá como sede Londres, na Inglaterra, em julho, os nadadores irão em setembro à Cidade do México para medir forças com os principais atletas do mundo.

Com esses compromissos no calendário, os competidores farão suas provas com foco nos índices necessários para garantir uma vaga nas seleções que representarão o país nos campeonatos. Entre os inscritos no Open Internacional Loterias Caixa estão nomes como Daniel Dias, Andre Brasil, Edênia Garcia, Joana Neves, todos nadadores, e também os velocistas Petrúcio Ferreira, Yohansson Nascimento, Terezinha Guilhermina, Alessandro Silva, Claudiney Batista e muitos outros medalhistas em Jogos Paraolímpicos.

Os medalhistas

Kaian da Silva
Ouro no distância (índice nacional)
Bronze nos 100m

Rogerio Lima
Ouro nos 200m (índice nacional)
Ouro nos 400m (índice nacional)

Aline Abacherli
Ouro no peso
Prata no disco

Danilo Zaina
Prata no club
Prata no peso

Danilo Alves
Ouro no peso
Ouro no disco

Nathely de Castro
Ouro no distancia

Esther Forastiero
Ouro nos 100m
Prata no peso

Andrea Dos Santos
bronze no peso
Prata no disco

Flávia Mota
Ouro no dardo (índice nacional)
Prata no disco

Renato Aparecido Galvão
Ouro no peso
Prata no distância

Geovani Leonildes de Melo
Ouro no 1500m (índice nacional)

Fabiano Fernandes Ivo
Ouro no peso
Ouro no disco

André Rocha
Prata no peso

Mariana de Souza
Ouro no dardo
Ouro no peso

Julio Cesar Leite
Ouro no dardo
Prata no peso

Luiz Henrique de Paula Lica
Ouro no peso
Ouro no dardo

Gilmar Fernandes
Ouro no dardo

Ronnie Edson
4º colocado no distância
4º colocado no 400m

Aislan Fernandes
Prata no distância
4º colocado nos 100m

Matheus Candelaria
Bronze no peso

Márcio Dellafina
Prata no peso
Ouro no disco

Jean Carlos Rocha Breve
Ouro no club
Ouro no disco

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valtencir Vicente, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.