Por Jogando Juntos Em Regional

Racha entre as entidades do futsal paulista divide os times da região

O São José foi para um campeonato e o Taubaté e o Yoka Guará, a outro

A elite do futsal de São Paulo começa a temporada dividida por conta de um racha entre a Liga Paulista e a Federação Paulista de Futsal. Dois campeonatos simultâneos foram lançados na semana passada e praticamente como concorrentes. O São José escolheu um e o Taubaté e o Yoka de Guaratinguetá, o outro.

No final do ano passado, as duas entidades romperam relação e os primeiros reflexos também vieram no calendário da temporada 2019, sem o o encaixe da competições.

Até 2018, o primeiro semestre apresentava o campeonato da Liga Paulista como o estadual reconhecido pela Federação. Assim, os times da Liga Nacional podiam optar pela participação ou não na Copa Paulista do segundo semestre.

Agora, com a Liga Paulista antecipando a Copa Paulista para o primeiro semestre e a Federação mantendo o seu principal campeonato no mesmo período, os times tiveram que escolher um deles.

O São José preferiu o da Federação que também contará com o Corinthians, o Magnus Sorocaba, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e o Indaiatuba. Com os outros oito times, os joseenses terão confrontos inéditos. São eles: Santo André, São Bernardo/Embaixadores, Guarujá/Futsal/União Santista, Taboão da Serra, Praia Grande, Sertãozinho, Real Madruga/Araçatuba e Vaz Futsal/Marília.

O Taubaté e o Yoka Guará escolheram a Liga Nacional, assim como outros tradicionais adversários de competições recentes: Intelli, Pulo do Gato de Campinas, Barueri, Dracena, Bauru, Mogi das Cruzes, São Caetano, Araraquara e Hortolândia. O Botucatuense surge como novidade.

Apresentadas

As duas competições tiveram o conselho técnico na semana passada. A Federação Paulista divulgou a seguinte nota.

Na tarde desta quarta-feira, 14 de fevereiro, aconteceu no auditório da FPFS – Federação Paulista de Futsal, no centro de São Paulo, o Conselho Arbitral do Campeonato Paulista de Futsal/Penalty – Categoria Adulto – Masculino – Série A1 – Edição 2019.

A competição contará com o apoio da Penalty, que oferecerá uma premiação inédita em espécie. A equipe campeã receberá R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), e a equipe vice-campeã R$ 20.000,00 (vinte mil reais). O campeão, além de levar a premiação, será o clube indicado pela FPFS à Taça Brasil de Clubes, competição nacional promovida pela CBFS.

Além das diretrizes tomadas, também foram anunciados os clubes que participarão desta primeira edição. Serão 13 equipes disputando o cobiçado troféu e o prêmio em dinheiro, inédito na modalidade.

Do outro lado, a Liga Paulista de Futsal divulgou o novo regulamento da Copa Paulista 2019 e destacou o atual bicampeão Taubaté para o jogo de abertura da competição na segunda quinzena de março.

A competição irá reunir 12 clubes e será disputada em chave única. Os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final, sendo jogo único na casa da equipe com a melhor campanha na primeira fase. Já a final será decidida em dois jogos, com a possibilidade de prorrogação e pênaltis.

cr_964

Na foto (de Brenno Domingues/São José Futsal), o São José recebendo o Taubaté no ano passado, em um confronto regional que passa a ter menos chances de ser disputado nesta temporada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.