Por Meon Em Regional

São José Basketball vive a expectativa de mais uma estreia de NBB

O primeiro desafio da temporada será como visitante do Paulistano

O principal campeonato brasileiro de basquete começou no sábado e a estreia do São José será nesta terça-feira, em São Paulo, contra o Paulistano. Ainda não será neste NBB que o time joseense entrará com um investimento arrojado e do mesmo porte dos candidatos ao título. No entanto, promete ser competitivo para honrar a condição de um dos tradicionais da disputa.

Depois do Campeonato Paulista, o São José contratou o pivô Abner, o ala Léo Eltink e o ala-pivô argentino Ambrosino. O ala-pivô Alex Dória e o pivô Pedrão foram embora.

O elenco ficou assim:

1 – Guga

Armador
Gustavo Ceccato Ruiz
Ex-Botafogo
Data de Nasc. 22/02/1995
Altura: 1.90m

4 – Mariani (ARG)

Ala
Guido Mariani
Ex-Argentino Junín (Argentina)
Data de Nasc. 18/08/1994 – Rosário ARG
Altura: 1.94m

7 – Ambrosino (ARG)

Ala/Pivô
Agustín Antonio Ambrosino
Ex-Calero de Potosí e CAN Oruro – Bolívia
Data de Nasc. 10/08/1990 – Córdoba ARG
Altura: 2.03m

8 – Buemo (ARG)

Ala
Carlos Emanuel Buemo
Ex-Hispano Americano – Argentina
Data de Nasc. 12/02/1996 – Santa Fé ARG
Altura: 1.96m

9 – Figueredo (ARG)

Armador
Diego Rafael Figueredo
Ex-Libertad (Argentina)
Data de Nasc. 27/12/91 – Córdoba ARG
Altura: 1.85m

10 – Duda

Ala
Eduardo Magalhães Machado
Ex-Vasco
Data de Nasc. 10/09/1982
Altura: 1.92m

18 – Lupa

Pivô
Luiz Paulo Cecílio dos Santos
Ex-Vasco
Data de Nasc. 24/12/1989
Altura: 2.05m

16 – Rafa

Ala
Rafael de Oliveira Silva
Ex-Vasco
Data de Nasc. 23/01/1993
Altura: 1.97m

24 – Léo Eltink

Ala
Leonardo Joanes Eltink
Ex-Liga Sorocabana
Data de Nasc. 22/03/1995
Altura: 1.93m

33 – Abner

Pivô
Abner Davi de Novais Moreira
Ex-Corinthians
Data de Nasc. 28/05/1989
Altura: 2.03m

Jogadores da base

2 – Daniel

Armador
Daniel da Fonseca Garcia Cassiano
São José Basketball Sub-19
Data de Nasc. 28/04/2000
Altura: 1.78m

6 – Eugeniusz

Armador
Matheus Eugeniusz Silva
São José Basketball Sub-19
Data de Nasc. 11/06/2000
Altura: 1.89m

11 – Guirro

Armador
João Pedro Lopes Guirro
São José Basketball Sub-20
Data de Nasc. 03/12/1999
Altura: 1.94m

21 – Conceição

Pivô
Sérgio Sillas Lucas da Conceição
São José Basketball Sub-19
Data de Nasc. 21/05/2000
Altura: 2.08m

40 – Vitor

Pivô
Vitor Penaroti Forti
São José Basketball Sub-18
Data de Nasc. 15/09/2001
Altura: 1.98m

A Comissão Técnica:

Diretor: Luís Inácio Messias

Técnico: Paulo Cezar Martins de Oliveira – Paulo Jaú

Assistente Técnico: Cristiano Montenegro Ahmed – Cris Ahmed

Preparador Físico: Felipe Tinoco

Médico: Marco Antônio de Toledo

Fisioterapeuta: Carlos Prado

Estatístico: Matheus Lopes Guirro

Mordomos: Leonardo Campos e Geraldo Luiz

Supervisor: Francisco Carlos Flora de Toledo

Assessoria de Imprensa: Arthur Marega Filho e Agência NTZ

A competição

O campeonato foi assim apresentado pela assessoria de Imprensa do NBB.

Com 100% das transmissões, 16 times e muita emoção, NBB CAIXA 2019/2020 promete ser o melhor da história da competição.

O NBB CAIXA 2019/2020 já começou. Com ele, fica a expectativa de como será a maior competição do basquete nacional e já podemos adiantar que será a melhor edição da história da competição.

Por isso, separamos alguns pontos que comprovam que o NBB CAIXA 2019/2020 será um campeonato para não se esquecer tão cedo. Se você ficou curioso então continue com a gente:

Número de participantes

Com o intuito de sempre evoluir, o NBB CAIXA 2019/2020 cresceu e agora contará com 16 equipes na disputa do troféu mais cobiçado do basquete nacional. O número representa um aumento de dois times em comparação à temporada passada, em que participaram 14 clubes.

Com as saídas de Vasco da Gama e Joinville, entraram Pato Basquete (PR), São Paulo FC, Renata/Rio Claro e Basquete Unifacisa de Campina Grade (PB). Dentre os quatro, apenas o Rio Claro já disputou a elite do basquete nacional.

Ao todo, seis estados, além do Distrito Federal, estarão devidamente representados na elite do basquete brasileiro.

Campeão da Liga Ouro 2016 e estreante no NBB CAIXA 2019/2020, a Unifacisa vem para fazer uma excelente campanha logo em seu ano como debutante.

Os 16 times do NBB 12 são: São José, Basquete Cearense (CE), Bauru (SP), Botafogo (RJ), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Franca (SP), Minas (MG), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Paulistano (SP), Pato Basquete (PR), Pinheiros (SP), Rio Claro Basquete (SP), São Paulo FC (SP), Unifacisa (PB) e Brasília (DF).

“É a realização de um sonho, especialmente para mim que vivo o basquete desde minha infância no interior da Paraíba. Sempre tivemos o pé no chão, desde o início do projeto, e agora mais do que nunca vamos continuar um passo de cada vez. Temos um bom time, apesar de ser jovem e ficamos na expectativa de fazermos uma excelente campanha no NBB e, quem sabe, ser uma das grandes surpresas da competição”, disse Eduardo Schafer, manager da Unifacisa.

Representantes do Nordeste

Entre os 16 times, dois representarão uma região muito importante do nosso amado e querido Brasil: o Nordeste.

Com a permanência do Basquete Cearense e a chegada da Unifacisa, a competição volta a ter dois representantes da região, algo que não acontecia desde a saída do Vitória do NBB CAIXA.

100% das transmissões

Nesta temporada, com a manutenção do modelo multiplataforma, a Liga Nacional de Basquete realizou um sonho antigo e conseguiu o tão sonhado 100% dos jogos transmitidos.

Para Sérgio Domenici, Superintendente da Liga Nacional de Basquete, isso faz parte de um plano que almeja massificar cada vez mais o basquete no Brasil.

“Isso é importante, pois um dos principais objetivos que nós temos é aumentar a base das pessoas que acompanham o basquete e, naturalmente, também joga. Sabemos que temos um público de pessoas que se interessam na modalidade de cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil. Precisamos chegar nessas pessoas e cobrir 100% dos jogos, nas principais mídias que existem, ainda mais com esse conceito multiplataforma, é a maneira mais eficaz de chegar neste universo de amantes da modalidade”, reiterou.

Com uma mescla de transmissões online (DAZN, Facebook e Twitter), em canais pagos (Fox Sports e ESPN) e na TV aberta (Band), a competição terá todos os jogos, desde a abertura até às finais, ao vivo.

Experiência internacional

Nesta edição do NBB CAIXA seis times disputarão, além da elite do basquete nacional, competições internacionais (Sul-Americana e Champions).

Os três primeiros colocados da última edição da competição (Flamengo, Sesi Franca Basquete e Mogi das Cruzes) disputarão a Basketball Champions League, competição que substituirá a Liga das Américas.

Já os outros três, do quarto ao sexto colocado (Botafogo, Corinthians e Pinheiros), disputarão a Liga Sul-Americana. Com a estreia marcada na competição internacional já nesta terça-feira, o Corinthians voltará a uma competição internacional após 22 anos.

“Para nós, jogadores, é muito bom. É um intercâmbio com outras equipes, outras maneiras de jogar, com mais contato, além de ser um jogo mais lento, só que mais inteligente. Será muito bom para gente e especialmente para o clube. Já fazia 22 anos que o Corinthians não participava de campeonatos internacionais e isso vai ser muito bom para o restante da temporada”, disse Ricardo Fischer, do Corinthians.

Outras quatro equipes também já vivenciaram essa experiência, mas ainda na pré-temporada, pelo Torneio Interligas; são eles: Sendi/Bauru Basket, Basquete Cearense, Pato Basquete e Universo/Brasília

Quatro times de camisa

Outra novidade no NBB CAIXA é o aumento dos times de camisa na competição. Nesta edição teremos Corinthians, Flamengo, Botafogo (presentes na última edição do campeonato) e São Paulo, estreante na competição.

Com um poder de alcance relevante, devido as suas grandes torcidas, as equipes contribuem de forma ativa para a massificação do basquete em meios antes não tão acessíveis. Para Gustavo De Conti, treinador do Flamengo, isso impacta muito.

“É muito legal. É a maior torcida do Brasil e isso impacta. É muito importante a presença dos times de futebol também na competição, especialmente no Flamengo, que é um dos clubes fundadores da competição, hoje tradicionalíssima no Brasil”, afirmou.

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa é a mesma das últimas temporadas. Na primeira fase, as 16 equipes se enfrentam em dois turnos (jogos de ida e volta), realizando um total de 30 partidas. Avançam para a segunda fase (os playoffs) os 12 primeiros colocados. No mata-mata, as oitavas de final serão em uma melhor de até três partidas, com os Jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor campanha.

A partir da fase de quartas de final, os playoffs serão de até cinco partidas. Os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.

Super 8

Pela segunda vez consecutiva, o NBB 12 também contará com o torneio Super 8, a disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB. O campeão dessa disputa, que ocorrerá no mês de janeiro, garante uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA.

Jogos

A primeira semana tem a seguinte tabela

12/10 (sábado)

12h50 – Minas Tênis Clube 85 x 93 Flamengo – Arena MTC – ao vivo na Band

16h – Unifacisa 101 x 86 Renata/Rio Claro – Arena Unifacisa – ao vivo no Twitter

14/10 (segunda-feira)

19h30 – Basquete Cearense x Renata/Rio Claro – Arena CFO – ao vivo no Facebook

20h – Minas Tênis Clube x Botafogo – Arena MTC – ao vivo no DAZN

15/10 (terça-feira)

20h – Paulistano/Corpore x São José Basketball – Ginásio Antônio Prado Jr – ao vivo no DAZN

20h – Corinthians x São Paulo FC – Ginásio Wlamir Marques – ao vivo na ESPN

16/10 (quarta-feira)

19h30 – Unifacisa x Pato Basquete – Arena Unifacisa – ao vivo no Twitter

20h – Universo/Brasília x Botafogo – Ginásio da ASCEB – ao vivo no DAZN

17/10 (quinta-feira)

20h – Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes – Ginásio Antônio Prado Jr – ao vivo no DAZN

18/10 (sexta-feira)

19h30 – Basquete Cearense x Pato Basquete – Arena CFO – ao vivo no Twitter

20h – São Paulo FC x São José Basketball – Ginásio do Morumbi – ao vivo no DAZN

21h10 – Universo/Brasília x Flamengo – Ginásio da ASCEB – ao vivo no FoxSports

19/10 (sábado)

12h50 – Corinthians x Sesi Franca Basquete – Ginásio Wlamir Marques – ao vivo na Band

cp_629

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), o São José recebendo o Franca o jogo mais recente em casa. O adversário das quartas de final do Paulista também virá pelo NBB.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.