No Campeonato Paulista de Basquete Feminino, o São José não conseguiu conter o entusiasmo do estreante Presidente Venceslau e voltou a distante cidade do adversário com uma derrota por 80 a 64.

Na noite de terça-feira, no ginásio da Uniesp, o time da casa soube impor o seu ritmo e conquistar o apoio da torcida para controlar as ações durante a maior parte do jogo. O São José teve alguns bons momentos e no primeiro quarto ficou apenas três pontos atrás, em um 16 a 19. Já nos 10 minutos complementares da etapa inicial, o Presidente Venceslau fez 21 a 14 e chegou aos intervalo vencendo por 40 a 30.

O time joseense esboçou reação no começo do segundo tempo. Venceu o terceiro quarto por 20 a 17. Assim, quando os 10 minutos finais chegaram, o Presidente Venceslau tinha o placar favorável de 57 a 50.

O São José tentou manter o embalo, mas não conseguiu. A equipe da casa reagiu positivamente e ainda deslanchou no final. Venceu o quarto por 23 a 14 e determinou a contagem final de 80 a 64.

A joseense Maira, com 13 pontos, foi a cestinha do time. No jogo, o destaque ofensivo ficou para Bárbara Souza,  marcando 21 pontos para a equipe local.

O São José vinha de uma vitória em casa sobre o São Bernardo por 90 a 58. Antes, na estreia, foi visitar o Santo André e perdeu por 56 a 87. A quarta partida do time será no dia 29, sexta-feira da próxima semana, recebendo Catanduva, às 20h, no ginásio da Cidade Jardim.

A competição

O Campeonato Paulista Feminino da Série A-1 tem a participação de cinco times: São José Basketball (São José dos Campos), Basketball Santo André/APABA, Basquete Venceslau (Presidente Venceslau), Poty/Bax Catanduva e São Bernardo/Instituto Brazolin/AFP/Na Cesta III (São Bernardo do Campo).

Na atual fase inicial, equipes se enfrentam em turno e returno, disputando quatro vagas nas semifinais. O cruzamento olímpico terá o primeiro colocado contra o quarto e o segundo contra o terceiro. Será um playoff melhor-de-três-jogos. Depois, o mesmo entre os dois finalistas.

A joseense Licinara em uma das partidas anteriores (Foto: Arthur Marega Filho/São José Desportivo)