Por Valtencir Vicente Em Regional

São José Futebol Feminino decide vaga em casa

Um empate nesta quarta colocará o time nas semifinais da Copa do Brasil

A capitã Bagé na festa do ouro dos Abertos (Foto: Arthur Marega Filho/PMSJC)

A capitã Bagé na festa do ouro dos Abertos

Arthur Marega Filho/PMSJC

O São José Futebol Feminino volta ao estádio Martins Pereira depois de quase dois meses e a partida vale vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, às 16h, recebe o maranhense JV Lideral  e entra com vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida.

No dia 30 de julho,  por um mata-mata das quartas de final do Campeonato Paulista, o São José recebeu o Corinthians e perdeu por 3 a 2. No sábado seguinte, em Osasco, foi novamente derrotado, por 3 a 1 e saiu eliminado. Momento ruim para um time acostumado a títulos e que não levantava uma taça desde o Paulista anterior, em 2015.

Apesar da escassez de boas jogadores disponíveis no mercado, o São José conseguiu fazer duas contrações necessárias e para posições carentes. A experiente meia Rosana, que se encontrava na França, voltou depois de ter sido importante nas campanhas joseenses de 2014, com o terceiro título da Libertadores da América e um inédito Mundial de Clubes.

A atacante Luize Nery, que praticamente começou no São José e alcançou projeção em outras equipe, como o Centro Olímpico e o Santos, também foi recontratada. E mais recentemente, a zagueira Gislaine, de um histórico de conquistas com o São José, retornou e virou um reforço interessante, depois de quase um ano afastada por grave contusão.

Após a eliminação no Paulista, o São José correspondeu. Nos Jogos Abertos do Interior, chegou à final contra o rival Rio Preto e superou o atual campeão paulista, Venceu nos pênaltis, após empate por 3 a 3, em um grande jogo e de apenas 60 minutos. Um conquista que faltava para a retomada da emblemática competitividade vencedora.

Antes da medalha de ouro em São Bernardo do Campo, o São José já havia correspondido nos dois primeiros mata-matas da Copa do Brasil. No primeiro, em Tocantins, fez 3 a 0 no Intercap, a contagem necessária para antecipar a vaga sem precisar do jogo de volta. E no segundo, visitando o Atlético do Acre, goleou por 13 a 0.

Na semana passada, disputou a final dos Abertos na segunda-feira de manhã. Voltou de São Bernardo do Campo e na madrugada de terça-feira viajou para o Nordeste. Na quarta-feira à noite, em Imperatriz, visitou o JV Lideral e venceu por 1 a 0. Luize Nery, substituindo Rosana, aos 12 minutos do segundo tempo, aos 22 fez o gol da partida.

Com a vitória no Maranhão, o São José terá a vantagem do empate nesta quarta-feira. O JV Lideral, se vencer pelo mesmo placar de 1 a 0, provocará decisão por pênalti. E ganhando por qualquer outra contagem, ficará com a vaga, no saldo de gols, ou no maior número de gols marcados fora de casa.

Gislaine fechando a decisão por pênaltis na final dos Abertos (Foto: Tião Martins/PMSJC)

Gislaine fechando a decisão por pênaltis na final dos Abertos

Tião Martins/PMSJC

Os times
A lateral-esquerda Yasmim, após nova passagem pela Seleção Brasileira Sub-20, deve voltar depois de ter sido bem substituída pela versátil zagueira Flavi. A técnica Emily Lima, que não foi ao Maranhão porque participava de um curso da CBF em São Paulo, reassumirá o comando deixado para o assistente Everton Ronei. Em Imperatriz, Luiz Nery começou no banco de reservas e com Bebel reforçando o meio-campo.

A provável formação joseense para esta quarta-feira:  Vivi; Raquelzinha, Gislaine, Bagé e Yasmim; Monique Peçanha, Isa, Bebel e Rosana; Michele Carioca e Alanna.

No JV Lideral, o técnico Ênio Gomes não esconde que gosta de explorar o entrosamento da equipe. Por isso, deverá repetir a escalação: Isabela; Sereia, Suelén, Ray e Gizele; Vanessa Pipoca, Jack, Drica e Mariza; Fernanda e Rafinha.

A equipe de arbitragem terá Katiucia da Mota Lima (SP), com as assistentes Márcia Bezerra Lopes Caetano (SP) e Renata Ruel Xavier de Brito (SP). O quarto árbitro: Thiago Luiz Scarascati (SP).

Personagens e bilheteria
Sobre a partida e o momento do São José, confira o material enviado por Fernanda Albuquerque, da assessoria de Imprensa do time:

A técnica Emily Lima volta ao comando da equipe, após participar de um curso de licenciamento na CBF. Para a treinadora, a expectativa para o próximo jogo é um novo time em campo e que estão trabalhando forte para não serem surpreendidas. “Vamos jogar em casa, o empate é nosso, mas não podemos nos acomodar nisso, vamos buscar a vitória. Os Jogos Abertos deram uma animada no grupo depois de um ano difícil, o importante é continuar com essa confiança e ir tranquilas para o jogo”, declarou Emily.

A meia Bebel também fala da boa expectativa para a partida de volta: “estamos focadas e muito unidas para buscar a vitória dentro de casa, espero que a torcida vá para nós apoiar nesse jogo que é muito importante”. A zagueira Flavi lembrou que a vantagem do empate não deixou o time acomodado: “estamos trabalhando muito forte, nos esforçando e corrigindo nossos erros, dessa vez estaremos com a Emily, juntas somos mais fortes”.

A lateral Raquelzinha reforça o convite à torcida para o jogo em casa: “Espero que a torcida compareça para apoiar o nosso time e tenho certeza que vamos fazer um bom jogo pois estamos juntas no mesmo objetivo”. A atacante Alanna diz que não há nada ganho, e que o time vai determinado para garantir a classificação: “Será um jogo difícil, mas vamos dar nosso melhor para que essa classificação seja concretizada”.

O jogo terá entrada gratuita. Na Copa do Brasil, o São José já foi campeão em 2012 2 2013.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valtencir Vicente, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.