O São José Futsal pode voltar depois de pedir licença e não disputar a Liga Nacional e a Liga Paulista. O time segue inscrito na Copa Paulista que começará na semana que vem e na qual defenderia o título conquistado no ano passado. O Taubaté e o Yoka de Guaratinguetá já estão confirmados entre os participantes.

No começo da temporada, o São José avisou que enfrentava problemas burocráticos para ter acesso ao dinheiro de patrocinadores e do poder público que incentiva o esporte amador da cidade. Em um primeiro momento, pediu licença da Liga Nacional, uma competição de custos altos e enorme exigência técnica para uma boa campanha.

Ao desistir da Liga Nacional, o São José viu desmanchada a sua equipe, porque os jogadores foram procurar outros times. Sem tempo para reformular o elenco e ainda com as incertezas sobre as garantias financeiras, também pediu licença para não disputar a Liga Paulista, o estadual da divisão de elite.

“Conseguimos um patrocinador que vai ajudar com as despesas dos atletas e solicitei junto a Prefeitura uma verba para custear outras despesas. Tenho até sexta para definir a participação”, disse o presidente Roberto Rocha Brandão, o Montanha, lembrando que o time reativado também participaria dos Jogos Abertos do Interior, entre o final de outubro e começo de novembro.

A competição

A Copa Paulista foi idealizada para movimentar os times da elite estadual nos últimos meses do ano. A participação não é obrigatória, principalmente porque alguns preferem se concentrar na reta final da Liga Nacional. O Corinthians, o Magnus Sorocaba e a Associação Atlética Banco do Brasil serão os ausentes da vez.

 A tabela tem 12 times divididos em dois grupos de seis. Em cada grupo haverá um turno único de cinco rodadas. Depois, os dois melhores de cada grupo avançarão ao cruzamento do mata-mata das semifinais.

Como três times desistiram e um grupo poderia começar com sete e outro com cinco, o São José foi remanejado do Grupo A para o Grupo B. O Yoka de Guaratinguetá, o Dracena, o Araraquara, o Mogi das Cruzes e o Indaiatuba são os outros cinco.

O Grupo A, do Taubaté, também contará com a Intelli (ex-Orlândia e agora de São Sebastião do Paraíso-MG),  o Pulo do Gato de Campinas, o Grêmio Barueri, o Bauru e o Hortolândia.

O jogo de abertura será na próxima terça-feira, dia 19, às 20h e com o Yoka de Guará recebendo o Mogi das Cruzes. Na quarta-feira, dia 20, a partida entre Barueri e Bauru será as 20h30. E fechando a semana, na sexta-feira, dia 22, às 20h: Dracena x São José, Pulo do Gato x Taubaté e Indaiatuba x Araraquara.

Jogadores do São José comemoram o título da Copa Paulista do ano passado (Foto: Brenno Domingues/São José Futsal)