Por Valtencir Vicente Em Regional

Taubaté está de luto por atacante da década de 50

Sylvio fez história no futebol também como jogador do São Paulo

Sylvio é o primeiro agachado, à esquerda

Acervo Pessoal/Moacir dos Santos

O Taubaté está de luto pelo falecimento do seu ex-atacante Sylvio, de participações importantes na década de 50. No site oficial do clube, o cronista esportivo e historiador Moacir do Santos apresentou o seguinte texto:

Faleceu nesta quinta-feira, (12/01/2017) na cidade de São José dos Campos Sylvio de Paula Ferreira, conhecido como Sylvio, ex-ponta direita do E. C. Taubaté, campeão da Primeira Divisão em 1954, autor do segundo gol da partida final contra o Botafogo de Ribeirão Preto.

Como atleta profissional, além do E. C. Taubaté teve passagens pelo São Paulo FC e XV de Piracicaba.

Apesar de ter nascido e vivido toda sua vida na cidade de São José dos Campos, Sylvio não participou de nenhum Clássico do Vale, a não ser nas arquibancadas. Afinal encerrou sua carreira profissional em 1962, época em que a equipe do EC São José só disputava o futebol amador.

Nascido em São José dos Campos em 22/02/1934, quando defendia a equipe de sua cidade natal como atleta amador em 1953, surgiu a oportunidade de se profissionalizar no E. C. Taubaté. No ano seguinte foi campeão da Primeira Divisão de Profissionais e em 1956, foi convocado para fazer parte da Seleção Paulista que disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol.

No final do ano de 1956 foi contratado pelo São Paulo FC, onde teve passagem brilhante jogando ao lado de Poy, Canhoteiro, Gino, Maurinho.

No Tricolor paulista, Sylvio jogou de 1957 a 1960, participando de 52 jogos (22V,17E e 13D), Marcou três gols, contra o Nacional de Medellin/COL (4X0), Portuguesa Desportos (4X3) e Independente de Medellin/COL (5X1).

Encerrou sua carreira na cidade de Piracicaba em 1962, ano em que nasceu o seu primeiro filho. No Tricolor do Morumbi trabalhou com os técnicos, Caxambu, Vicente Feola, Bela Guttmann e Armando Renganesch. Em sua residência, o ex-ponta direita do Burro da Central guardava com carinho, várias fotos e medalhas que gostava de exibi-las com orgulho, lembranças dos times que defendeu, uma delas em excursão com o Tricolor Paulista, Sylvio aparece ao lado do ex-presidente e ex-governador Laudo Natel, com quem tinha amizade próxima.

“Sou Joseense, mas sou muito grato ao EC Taubaté que me recebeu com carinho e me profissionalizou. Quanto aos clássicos, assisti muitos deles e dividido, prefiro mesmo ficar só na torcida” Declarou na última visita que fiz em sua casa, juntamente com o saudoso professor Alberto Simões.

Sylvio de Paula Ferreira era casado com a Srª Marise, dois filhos, Sylvio e Cristiane.

Nossos profundos sentimentos à família e amigos. Que Deus conceda a paz eterna ao amigo Sylvio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valtencir Vicente, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.