taubate ec

O vestiário taubateano antes de uma partida no Joaquinzão

EC Taubaté/Divulgação

O Taubaté ainda tem mais um jogo antes de fechar participação no atual campeonato da Série A-2, mas já reservou uma das vagas da Copa Paulista do segundo semestre. Uma das novidades deverá ser a experiência com novos dia e horário para as partidas em casa.

Fora da briga por uma vaga nas semifinais da Série A-2, mas também livre de qualquer risco de rebaixamento, o Taubaté cumprirá tabela na 19ª e última rodada da fase de classificação. No domingo, às 16h, visitará o Água Santa de Diadema que já está praticamente garantido entre os quatro classificados, pois somente perderia a vaga com uma derrota por goleada e uma quase impossível combinação de resultados negativos.

Além de um despedida honrosa, o Taubaté certamente terá jogadores querendo deixar uma impressão final positiva, pois poderão ser chamados para negociar uma renovação de contrato e permanecer no elenco que será reformulado antes da Copa Paulista.

Domingo passado, após uma vitória em casa sobre o São Caetano por 3 a 2, o presidente Eduardo Cursino confirmou que o Taubaté continuará em atividade até o final da temporada. Em 2015 e 2016, as dívidas pendentes dos respectivos campeonatos das série A-3 e A-2 levaram o clube a desistir de novos compromissos. Consequentemente, o time ficou mais de oito meses sem uma partida oficial.

Participante da Copa Paulista em alguns anos anteriores, o Taubaté pôde explorar a competição para manter uma base de jogadores e experimentar outros que em um primeiro momento não entrariam nos planos das competições de acesso e descenso.

Competições nacionais

Uma surpresa agradável na Copa Paulista, que seria um time competitivo e capaz de de ser campeão, também daria ao Taubaté a oportunidade de uma inédita participação em um campeonato nacional. O título do torneio novamente deverá valer uma vaga da Série D do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Ou então, uma vaga na Copa do Brasil inicialmente reservada ao vice.

Uma das experiências na próxima competição, prevista para começar em julho, deverá ser uma mudança no dia e horário das partidas em casa. Na atual Série A-2, os jogos de fim de semana foram aos domingos de manhã. Na primeira fase da Copa Paulista, viriam às sextas-feiras e às 19h. Uma tentativa para atrair um público maior.