Por Jogando Juntos Em Regional

Times de rugby da região estreiam no Paulista com vitórias expressivas

O Jacareí fez um placar de 60 a 0 e o São José marcou 36 a 8

O rugby da região estreou com resultados positivos no Campeonato Paulista que começou na tarde de sábado. Apoiados pela torcida, o Jacareí emplacou um 60 a 0 e o São José também ganhou com folga fazendo um 36 a 8.

No Campo do Balneário, o Jacareí não deu chances ao Band Saracens de São Paulo. No entanto, começa como vice-líder, porque a Poli, a campeã do ano passado, fez 102 a 3 no Templários de São Bernardo do Campo.

O São José, que superou o Tornados de Indaiatuba com o seu 36 a 8, começa na quarta posição, pois Pasteur, no confronto de paulistanos, conseguiu vencer por uma vantagem maior. Fora de casa, marcou 57 a 0 no SPAC.

Sobre a vitória jacareiense, confira o material da assessoria de Imprensa do clube.

O Jacareí Rugby estreou no sábado (16) com vitória no Campeonato Paulista 2019. Os jacarés venceram o Band Saracens, por 60 a 0, em jogo no Campo do Balneário, em Jacareí. A partida foi válida pela primeira fase do torneio estadual.

Com muita intensidade desde o início, Jacareí soube controlar a partida e construir seu placar ao longo do jogo. O primeiro tempo, ainda sem chuva, ficou em 25 a 0 para os jacarés. Na segunda etapa, a chuva chegou, mas não espantou os torcedores presentes no Balneário. Em campo, o Jacareí manteve o mesmo ritmo e fechou a partida em 60 a 0.

“Começamos a temporada com o pé direito. Independente do placar conquistado dentro de campo, esse foi um momento em que pudemos observar dos jogadores uma disciplina tática, E esse é um dos maiores desafios para esse ano. Começamos com o pé direito, pois todos conseguiram se encaixar e isso resultou neste bom jogo que fizemos na Toca do Jacaré”, explicou Júlio Faria, treinador do Jacareí Rugby.

Além da estreia no Paulista, os atletas da categoria M20/Desenvolvimento enfrentaram a FEA, em amistoso, antes da partida principal do dia. Os jacarés também levaram a melhor e venceram o jogo pelo placar de 42 a 14. As equipes Adulto Feminina e M16 Feminina enfrentaram as equipes do São José Rugby, porém os jogos não tiveram contagem de pontos.

A rodada

Sobre os jogos que abriram o estadual, confira o material da assessoria de Imprensa da Federação Paulista de Rugby.

A elite do Campeonato Paulista de Rugby entrou em campo nesse sábado para a primeira rodada da Série A, reunindo as oito melhores equipes do estado, e logo no início, Poli, Jacareí, São José e Pasteur, finalistas de 2018, mostraram suas armas e não deixaram dúvidas de que devem dominar mais uma vez a temporada, aumentando a expectativa para os confrontos diretos na primeira fase.

A rodada abriu com o atual bicampeão dando show em casa e uma novidade fora das quatro linhas. a partida foi a primeira transmitida no novo canal da Federação Paulista com a TV NSports, levando a emoção do Rugby paulista para o mundo inteiro.

Dentro de campo, após um primeiro tempo mais disputado com equilíbrio nos scrums e muitos erros não forçados dos donos da casa, que mesmo assim abriu 33 a 3 nos 40 minutos, a Poli mostrou sua consistência, aproveitou o cansaço dos Templários e correu para nada menos que 14 tries não respondidos, uma estreia de gala diante da sua torcida e o maior placar registrado nos últimos 10 anos na divisão.

À tarde, foi a vez do clássico paulista entre SPAC e Pasteur, mas ao contrário dos últimos anos, a partida foi totalmente dominada pelos Galos, que abriram o placar em sua primeira subida perigosa, com o aniversariante Diegão, em atuação destacada. Pedro di Pilla, apoiou na sequência em rápida troca de passes com o recém-chegado Raj Spago, com quem faz uma das mais hábeis duplas de 9-10 da divisão.

A saída do experiente Leco ainda no primeiro tempo minou ainda mais a criação de jogadas do SPAC, que ficou em inferioridade numérica na reta final e não levou perigo ao ingoal adversário durante a etapa.

Varejão encerrou a conta no primeiro tempo, e no início do segundo tempo, Maihara deixou sua marca em dose dupla nos primeiros cinco minutos. O também novato Devon teve boa estreia, servindo Lipe e Gil para deixar deixar o placar em 43 a 0, com boas quebras na linha de defesa, mas os franceses queriam mais, e Pedrinho e Quintero deram números finais à partida.

Na região

Em São José dos Campos, os Caipiras começaram tomando um susto, com try relâmpago dos Tornados pelas mãos de Sandro Ripabello. A chuva tomou conta da partida e diminuiu o ritmo do jogo, mas mesmo assim, aos poucos os joseenses tomaram conta da partida, com Francisco Bouzas puxando a fila de pontuadores com um penal aos 11′ e mais dois tries e três conversões ainda na etapa inicial.

A base do São José também se mostrou presente, com Victor Guilherme e Douglas Machado também deixando sua marca na etapa inicial, fechando a etapa com o ponto bônus garantido e 21 pontos de vantagem. No segundo tempo, Alcino diminuiu com um penal para os alvi-laranjas, mas a reação não foi adiante, com Victor penalizando novamente os visitantes.

A partida seguiu sob domínio dos joseenses, mas acabou parando em seus próprios erros e na defesa do Tornados, deixando o jogo mais truncado e sem produzir novas chances claras de ampliar, mas assegurando uma boa vitória na estreia.

Em Jacareí, os Jacarés foram mais uma equipe a assegurar a vitória diante da torcida e assim como na vizinha São José, a chuva não deu trégua em boa parte do jogo, mas nem ela conseguiu frear o ímpeto do time da casa, com uma performance dominante durante os 80 minutos da partida.

Léo abriu o placar com penal aos 4′, mas Blade daria o cartão de visitas do pack Jacaré aos 6′, rompendo a defesa para anotar o primeiro try do dia. Apesar do domínio territorial, o Jacareí tinha dificuldades em concluir seus ataques, com seguidos knockons nos momentos decisivos, e apenas Abner e Rod cruzaram a linha final para deixar o placar em 25 a 0 no fim do primeiro tempo.

A história foi diferente na etapa final, o Jacareí apertou o ritmo e o Band não tardou a capitular, incapaz de reagir aos avanços do adversário e levar perigo, vendo novos tries de Cruz, Muller, Frazão e Matheus Cláudio que selaram a boa vitória do clube do interior que garantiu a segunda colocação na primeira rodada.

A competição

O Campeonato Paulista de Rugby é o mais antigo campeonato estadual de Rugby e é o de maior nível técnico, contando com a participação de oito clubes: São José, SPAC, Pasteur, Jacareí, Poli, Tornados, Templários e Band Saracens

A disputa desse ano ocorre de março a junho, em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores colocados na primeira fase se enfrentam em semifinais, em jogos de ida e volta e a grande final será disputada em jogo único. O último colocado na primeira fase é rebaixado automaticamente, enquanto o penúltimo jogará contra o vice-campeão da Série B, pela vaga no estadual de 2020.

A segunda rodada está desdobrada em duas datas. No próximo sábado, dia 23, o São José receberá o SPAC e o Tornados terá a visita do Pasteur. Depois, no dia 30, também um sábado, o Jacareí receberá o Templários e o Band Saracens terá a visita da Poli,

cr_770

Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o jacareiense Matheus Augusto tentando fugir da marcação do Band Saracens.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.