251798

O Exame Nacional do Ensino Médio é a prova mais esperada pelos jovens durante o ano inteiro. Muitas universidades levam em conta a nota tirada no exame para avaliar e ingressar os alunos em seus cursos como bolsistas dos sistemas PROUNI (O Programa Universidade para Todos) e FIES (O Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior), ou seja, é muita pressão sobre os estudantes e isso acaba infelizmente gerando estresse em grande parte deles.

O Enem testa as habilidades dos alunos que estão prestes a concluir o ensino médio, é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação. A tendência e exigência da prova aumenta a cada ano que já se tornou popular casos de pique de estresse altíssimo, estudantes são expostos a angústias, escolhas e pressões, mas depois da prova vem o alívio, a sensação de missão cumprida e para ajudar nesse relaxamento indicarei cinco livros para tirar vocês da realidade e se encantarem com os personagens:

  • A invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick 

Sinopse: Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar - escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. A sobrevivência de Hugo depende do anonimato - ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto. Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e um homem mecânico estão no centro desta história, que, narrada por texto e imagens, procura misturar elementos dos quadrinhos e do cinema.

  • 10 coisas que fizemos (e provavelmente não deveríamos) – Sarah Mlynowski 

Sinopse:Se tivesse a oportunidade, que adolescente de 16 anos não mergulharia de cabeça na chance de ir morar com um amigo e viver sem os pais? Nesta engraçadíssima história, Sarah Mlynowski investiga o coração e a mente de uma garota que está, pela primeira vez, por conta própria. Para chegar ao fim do ano, ela precisará fazer malabarismos com um triângulo amoroso, aprender a lavar roupa e aceitar que seu mundinho pode estar prestes a ser detonado… por cada coisa que não deveria ter feito.

  • Eu sou o mensageiro – Marcos Zusak

Sinopse: Ed Kennedy tem dezenove anos e é taxista. Sua filiação é um pai morto pela 'birita' e uma mãe amarga, ranzinza. Sua companhia constante é um cachorro fedorento e um punhado de amigos fracassados. Sua missão pode ser algo de muito importante, com o potencial de mudar algumas vidas. Por quê? Determinado por quem? Isso nem ele sabe. Markus Zusak procura fornecer essas respostas bem aos poucos neste romance de suspense.

  • O lado bom da vida – Matthew Quick 

Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

  • O ano da leitura mágica – Nina Sankovitch

Sinopse: Um desafio - ler um livro por dia durante um ano. Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma - ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, a heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia. 'O ano da leitura mágica' também conta a história da família Sankovitch - o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida.

 

Leitura leve e envolvente é o que vocês precisam depois de tanta ansiedade e dedicação, agora é hora de pegar um bom livro e a sua xícara de café, sentar num lugar arejado, aconchegante e embarcar em novas aventuras que vão ser um refúgio da realidade, pelo menos por algum tempo.