Por Meon Em Ubatuba

O Paraíso de Ilha das Couves em Ubatuba

Novas regras limitam número de visitantes ao local

Envolvida pela Mata Atlântica e por águas transparentes, a Ilha das Couves é um dos passeios imperdíveis em Ubatuba. Esse pequeno paraíso, a cerca de 2,5 quilômetros de distância da costa, possui duas praias e é um dos pontos turísticos mais procurados na cidade.

A travessia até a Ilha das Couves é feita em barcos, lanchas ou escunas credenciados. Lá o turista encontra duas praias: a Menor, também conhecida como Praia da Terra ou das Couves, com cerca de 100 metros; e a Praia de Fora, ou do Japonês, com cerca de 250 metros e costões rochosos. As duas são ligadas por uma trilha de 10 minutos.

Devido à transparência das águas, os praticantes de flutuação ou mergulho com snorkel facilmente conseguem ver uma grande quantidade de peixes coloridos e outras espécies marinhas.

Na ilha há apenas um quiosque, que fica aberto durante toda a alta temporada, nos feriados e finais de semana.

Devido ao turismo predatório, que colocava a fauna e flora da Ilha das Couves em risco, a Fundação Florestal do Estado de São Paulo definiu regras para visitação para restringir o número de turistas.

De acordo com o novo regulamento, que entrou em vigor em dezembro e vale até março de 2020, a visitação está limitada a 177 pessoas, simultaneamente, por faixa de horário, somando um total de 531 pessoas por dia.  Na temporada 2018/2019, a ilha chegou a receber até 2.000 pessoas em um único momento.

Os barcos operados por membros das comunidades de Picinguaba, Estaleiro, Almada e de Ubatumirim foram divididos em três turnos, com permanência de até três horas na ilha.

Já as escunas e lanchas só podem operar no período da tarde, com permanência de até uma hora e meia. O trajeto mais rápido é a partir de Picinguaba, cerca de 15 minutos. Saindo da Praia do Itaguá, a travessia dura cerca de uma hora e meia.

Confira mais informações na revista Meon Turismo edição de dezembro de 2019.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Ubatuba

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.