Por Meon Em Noticias

Caçapava recebe espetáculos gratuitos neste fim de semana

Por meio dos programas Cultura Ensina e Mais Cultura nas Escolas

Divulgação Prefeitura de Caçapava

Espetáculos teatrais, sucessos de crítica e público no circuito brasileiro, chegam a Caçapava neste final de semana, dias 8 e 9, por meio dos programas Cultura Ensina, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e executado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Mais Cultura nas Escolas, parceria das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e Educação. As apresentações serão realizadas em escolas da rede pública de ensino de Caçapava e na E.E Ruy Barbosa, numa parceria com a Prefeitura de Caçapava.

As escolas que receberão os espetáculos são a E.E. Roque Passarelli, E.E. Flair Carlos de Oliveira Armany, E.E. Ministro José de Moura Resende, E.E. Malvina Leite e Silva, EMEI Maria Eugênia da Silva Ayello Faria Profa e E.E Ruy Barbosa. Todas as apresentações são abertas ao público.

O programa Cultura Ensina teve início em agosto e fechará o ano ofertando atividades culturais aos finais de semana para unidades do Programa Escola da Família, contemplando quase 50 mil participantes das comunidades do entorno das escolas, segundo a FDE. O objetivo é proporcionar aos alunos, pais e comunidade um contato com as mais variadas linguagens artísticas, buscando aumentar o repertório cultural de crianças, jovens e familiares. O programa Mais Cultura nas Escolas teve início em agosto no município de Caçapava e trouxe ao ambiente escolar, espetáculos teatrais, exposições de arte, apresentações musicais e cívicas.

OS ESPETÁCULOS

 A programação em Caçapava contempla espetáculos teatrais celebrados no circuito cultural brasileiro, em diversos formatos de apresentações. O roteiro inclui as montagens “Hotel Mariana”, “Colcha de Retalhos”, “Pedras Azuis”, “Dias de Independência” e “Vestida de Shakespeare”.

Um dos destaques é “Vestida de Shakaespeare”, com a atriz Christiane Tricerri, única atriz brasileira a protagonizar um espetáculo no Festival Shakespeare de Nova Iorque, com críticas excelentes no New York Times e Variety. No espetáculo, ela se metamorfoseia nas várias personagens femininas de Shakespeare, que já fez no decorrer de sua carreira, mesclando com sua persona-atriz.

Já “Hotel Marina”, idealizado e produzido pelo Munir Pedrosa, leva ao palco em tom de documentário cênico a história do rompimento de uma barragem em Mariana (MG), em 2015. Depoimentos surpreendentes colocados no palco evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo o que tinham. Da criança do grupo escolar ao velho da folia de reis, somos convidados a escutar os sobreviventes que, com suas histórias, traçam um panorama político, histórico e cultural do nosso país. A montagem tem direção de Herbert Bianchi.

Em “Colcha de Retalhos”, os atores João Luiz do Couto e Vanessa Meriqui encenam o espetáculo que é um encontro de contadores de hstórias e causos. Tradição oral que perpetua pelos séculos e resgata a roda de conversa. Diferentes contadores, narradores se revezam com o público infantil e adulto para despertar o mundo imaginário. Ao som de um violão avós, fadas, caipiras relacionam com o espectador sobre suas memórias e os convidam a interagir e participar.

O espetáculo “Pedras Azuis” se passa em uma cidade no sertão do Brasil, onde o sol é inclemente e a seca já acabou com a esperança de todos. Semanalmente Antero busca água em outro estado em seu caminhão-pipa, e é assim que sustenta os filhos e a mulher, com quem mantém uma clara relação de abuso físico e psicológico. Mas um dia, a prefeitura compra seu próprio caminhão, e isso faz com que ele tenha que tomar uma atitude. As consequências porém, podem afetar sua família e mudar a vida de todos em Pedras Azuis.

Já em “Dias de Independência”, utilizando elementos de música e cultura popular, uma trupe de artistas reconstitui de forma lúdica e divertida os dias que antecederam a proclamação da independência do Brasil. A história começa no dia 2 de setembro de 1822: personagens típicos do Rio de Janeiro do início do século XIX comentam notícias vindas de Portugal de que o Brasil seria invadido e Dom Pedro seria levado à força para a Europa. Na ausência de Pedro, que está em São Paulo, a princesa Leopoldina reúne o Conselho de Ministros e declara a independência. Um mensageiro é enviado a São Paulo com cartas que D. Pedro recebe dia 7.

O espetáculo infantil Mundo de Kaboo, traz o novo fenômeno do Youtube, apresentando Kaboo e sua luta contra o doutor Ratazana e seus capangas Baratinha e Baratão, que querem se apoderar do livro mágico para dominar o mundo. Será exibido na EMEI Maria Eugênia, em Nova Caçapava.

A exposição de arte, Trilhas de um Sonhador, de Guataçara Monteiro, permanecerá aberta no fim de semana, 8 e 9 de dezembro, na E.E Ruy Barbosa entre as 10h e 17h.

 

Em Caçapava, o programa oferta a seguinte programação:

Dia 8

Escola Ministro José de Moura Resende

10h – Espetáculo “Colcha de Retalhos”

Escola Estadual Flair Carlos de Oliveira Armany

11h - Espetáculo “Hotel Mariana”

Escola Ministro José de Moura Resende

14h – Espetáculo “Colcha de Retalhos”

Escola Maria Eugênia da Silva Aylo Faria

14h – Espetáculo “Mundo de Kaboo”

Escola Roque Passarelli

15h – Espetáculo “Pedras Azuis”,

Escola Ruy Barbosa

16h – Espetáculo “Dias de Independência”

Dia 9

Escola Malvina Leite e Silva

10h – Espetáculo “Colcha de Retalhos”

Escola Ruy Barbosa

15h – Vestida de Shakespeare

Dias 8 e 9

Exposição Trilhas de um Sonhador

Escola Ruy Barbosa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.