Por Meon Em Vagas e Concursos

Em 4 dias, concurso da Saúde tem mais de 10 mil inscritos em São José

Confira o conteúdo programático das provas; prazo de inscrição vai até 9 de setembro

Agente de combate a endemias e agentes comunitários de saúde  Foto Divulgação PMSJC

Para as vagas de Agentes de Combate às Endemias, média é de 56 candidatos por vaga

Divulgação/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos registrou, em quatro dias, mais de 10 mil inscrições para as 200 vagas na Secretaria de Saúde. As inscrições começaram na segunda-feira (5) e, até a última quinta-feira (8), 10.391 pessoas se inscreveram. As inscrições podem ser feitas até 9 de setembro.

São 100 vagas para de Agentes Comunitários de Saúde, e mais 100 para Agentes de Combate às Endemias. 11 das 200 vagas são reservadas para pessoas com deficiência (PcD), sendo 5 para função de Agente de Combate às Endemias e 8 vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. 

Para as vagas de Agentes de Combate às Endemias, foram 5.606 inscritos, o que equivale a 56 candidatos por vaga. Para as vagas de Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura já registrou 4.785 inscritos.

Os candidatos aprovados vão trabalhar em regime CLT, com salário de R$ 1.250 e benefícios, e jornada de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas no site da Dedalus Concursos (www.dedalusconcursos.com.br), empresa responsável pela organização do processo seletivo, e a taxa é de R$ 17,75. As provas objetivas serão realizadas no dia 6 de outubro.

De acordo com o edital, para concorrer às vagas é preciso ter ensino médio completo e, especificamente para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, o candidato deve residir na área onde pretende atuar (veja abaixo).

O processo seletivo será realizado em duas fases: a primeira será aplicação de provas de conhecimentos básicos; a segunda, um Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, com aplicação de provas de conhecimentos específicos.

A prova da primeira fase contará com 40 questões de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Na segunda fase, serão 40 questões de conhecimentos específicos (veja abaixo o conteúdo programático).

Cargos 

O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas de acordo com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), entre outras atribuições. Veja aqui o edital completo.

O Agente Comunitário de Saúde atua em atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, também desenvolvidas de acordo com as diretrizes do SUS, entre outras atribuições. Veja aqui o edital completo.

Vagas para Agente Comunitário de Saúde por região*:

Região Sul: 37 vagas, sendo 2 para PcD 

Região Leste: 37 vagas, sendo 2 para PcD 

Região Norte: 11 vagas, sendo 1 para PcD 

Região Sudeste: 11 vagas, sendo 1 para PcD 

Região Oeste: 3 vagas (sem reserva para PcD) 

Distrito de São Francisco Xavier: 1 vaga (sem reserva para PcD)

*O candidato deverá morar na área de atuação desde a data da publicação do edital do processo seletivo (2 de agosto).

Confira o conteúdo programático das provas:

Língua Portuguesa:

Compreensão e interpretação de frases, palavras ou textos; encontros vocálicos e consonantais; ortografia; acentuação gráfica; sinais de pontuação (ponto, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos, travessão, vírgula, etc); emprego das classes de palavras; análise sintática; sinônimos e antônimos; concordância verbal (identificação dos tempos e modos verbais, correspondência de formas verbais, conjugação verbal, flexão de verbos); concordância nominal; regência nominal e verbal, crase; colocação pronominal; classificação dos termos da oração; período composto por coordenação; período composto por subordinação; Figura de Linguagem; Morfologia; Uso da crase; Uso do por que; Objeto direto e Indireto.

Matemática:

Estruturas lógicas, lógica da argumentação, Diagramas lógicos. Números inteiros (operações e propriedades). Números racionais, representação fracionária e decimal (operações e propriedades). Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico (medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade). Relação entre grandezas (tabelas e gráficos). Raciocínio lógico. Resolução de situações problema. Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo; semelhança de triângulos; relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras; Ângulos; Geometria - Área, Volume e Perímetro.

Conhecimentos Gerais:

Conhecimentos de assuntos relevantes de diversas áreas, tais como atualidades, Brasil, Exterior, política, economia, esporte, turismo, sociedade, cotidiano, saúde, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações. História e geografia do Município, Estado, Brasil e do mundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Vagas e Concursos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.