Por Conteúdo Estadão Em Opinião

PF deflagra Operação Naum contra fraudes na previdência do Tocantins

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 27, a Operação Naum contra um esquema que fraudou aplicações do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev), do Tocantins, em fundos considerados problemáticos pelos investigadores. A operação, segundo a PF, gerou "enormes prejuízos" ao Instituto, mediante pagamento de vantagem indevida.

"Foi apurado um prejuízo ao erário já confirmado de R$ 263.648.310,47. Também foram constatadas aplicações no montante de R$ 1.176.842.671,64 em 27 fundos sem liquidez e com possíveis prejuízos", a diz a PF em nota.

A Polícia Federal informou que policiais estão cumprindo medidas judiciais nos Estados do Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.

Segundo a PF, auditoriais apontaram que o Instituto reiteradamente efetuou aplicações em desacordo com os limites e modalidades de aplicação permitidas pela Resolução do CMN, bem como em fundos problemáticos com alto risco de perdas.

A investigação é um desdobramento da Operação Miquéias. Dentre os profetas menores do velho testamento, Naum vem depois de Miquéias. Assim, o nome da operação foi escolhido para lembrar a relação de sucessão entre as duas investigações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Conteúdo Estadão, em Opinião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.