Desejo antigo de moradores, construção do corredor viário começa a virar realidade; obra vai desviar o trânsito de caminhões e oferecer alternativa de acesso ao centro

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Trecho da linha férrea por onde vai passar a Via Jaguari, novo corredor de São José dos Campos

Cláudio Vieira / PMSJC

A regra da boa convivência no trânsito é clara: o maior cuida do menor. Motoristas de caminhões, portanto,zelam pela segurança de veículos leves. Na prática, porém, nem sempre funciona assim. Que o diga o morador da Vila Dirce ou do Jardim Telespark, na zona norte de São José dos Campos.

O tráfego de caminhões em áreas residenciais compõe o cenário na região. O resultado disso, além de rachaduras no asfalto e congestionamentos, é o risco para os pedestres desses bairros.

Um desejo antigo de moradores era a construção de um corredor viário para desviar o trânsito de veículos pesados e, de quebra, oferecer uma alternativa para chegar ao centro da cidade.

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Não é mais! Em março, a Prefeitura de São José começou a torná-lo realidade. A administração anunciou o início da primeira fase da Via Jaguari. O traçado, de 4 quilômetros, começa na Via Norte, margeia a linha férrea, transpondo o Rio Paraíba do Sul até chegar à Estrada da Petybon.

O início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, com prazo de dois anos para a conclusão.

A Via Jaguari tem custo total estimado em R$ 25 milhões e será viabilizada por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. A publicação do edital de licitação deve acontecer ainda neste semestre.

Para viabilizar o novo acesso, o Estado vai repassar R$ 15 milhões, que serão destinados ao recapeamento e à transposição do rio. A outra parte dos recursos, que somam R$ 10 milhões, ficarão a cargo do Município.

Traçado da Via Jaguari, de 4 quilômetros, começa na Via Norte -claudio_vieira.jpg

Cambuí

Paralelamente às obras da Via Jaguari, a Prefeitura toca outro importante projeto viário para São José dos Campos.

A Via Cambuí, maior corredor da história da cidade, já começou a sair do papel. O eixo de ligação entre as regiões leste e sudeste está na fase de drenagem e terraplenagem em três pontos do traçado de 8,6 quilômetros.

Com essas três frentes, a execução dessa etapa, que começou no início de março, ganha mais celeridade.

A integração das regiões sudeste e leste vai beneficiar diretamente mais de 200 mil habitantes, além de usuários de outras regiões que poderão utilizar da via. Com o novo trajeto o deslocamento poderá ser concluído em menos de 7 minutos a uma velocidade de 80 km/h.

Saiba mais em: www.sjc.sp.gov.br 

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