Por Meon Em Noticias

Escola de Boracéia colhe frutos do ‘Projeto Horta Educativa’

O ‘Projeto Horta Educativa’, idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Sebastião, Michelli Veneziani, em parceria com as secretarias da Educação (SEDUC), Meio Ambiente (SEMAM) e demais pastas, continua crescendo e as crianças e professores, literalmente, colhendo os frutos. A mais nova escola de Ensino Fundamental I e também de Educação Infantil, a integrar o projeto, a EM Professora Vilma Aparecida de Almeida Ribas, também EMEI Carrossel, que atende 230 crianças, do ensino infantil ao 5º ano, em Boracéia, teve o primeiro canteiro feito em junho, e outros dois acabaram de receber as primeiras sementes.

De acordo com a diretora da EMEI e EM, Gizete Simone da Silva Santos, a horta educativa mobilizou a todos. “Com a vinda do coordenador do projeto, professor Guilherme Ruiz fizemos um mutirão, e, em um dia, em que organizamos, o projeto ‘família na escola’, pais, alunos, professores fizeram o primeiro canteiro. Agora já temos três e o professor Guilherme, ainda nos explicou sobre a compostagem. Nossas merendeiras, já separam as cascas das frutas e de outros alimentos para fazermos adubo. Estamos começando, mas já colhemos várias hortaliças e ervas. Foi incrível a reação dos alunos. Eles ficaram muito felizes em ver as plantas crescerem, observar as cores e sentir a textura delas. Sem falar que eles já pediram aos pais para fazerem hortas em casa”, argumentou Simone.

Prefeitura de São Sebastião

 Divulgação | PMSS

Esta semana, a professora Danylla Ramalho e seus alunos do 4º ano prepararam a segunda receita, com as folhagens colhidas: um suco detox. “Os ingredientes do suco verde foram couve, água e limão. O limão, nós trouxemos de casa. Nossa primeira receita foi uma salada de folhas verdes. Na nossa horta temos, alface, alecrim, cebolinha, manjericão, hortelã, coentro e orégano. Em outro canteiro, plantamos cenoura, tomate japonês e abacaxi. Os estudantes fizeram uma pesquisa antes para saber os benefícios do suco detox. Aprendizagem e alimentação saudável. A ideia da primeira-dama e presidente do Fundo Social Michelli Veneziani foi muito boa. A prefeitura teve um grande acerto, pois o projeto envolve educação, saúde e preservação ambiental. Os alunos adoram”, afirmou a professora.

Luiz Braga Nunes, 9 anos, estudante do 4º ano disse que queria muito a horta educativa em sua escola. “Gostei muito do suco detox, porque é saudável e a professora Danylla nos explicou os benefícios. Falei para os meus pais fazerem uma horta em casa, também. Plantei e me alimento bem”. A aluna do 4º ano, Eminy Stefany de Figueiredo Cerqueira, de 9 anos, gostou do suco. “Eu queria repetir mais umas seis vezes. O suco estava muito bom. Eu e meus colegas aprendemos muito sobre as verduras, os legumes, e meus pais sempre me apóiam em tudo que faço. Com certeza vamos ter uma horta em casa”, declarou Eminy.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Noticias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.