radares_sao_jose_dos_campos_radar

Radares começam a operar nas ruas de São José na próxima segunda-feira (15)

Divulgação

Motoristas que ultrapassarem os limites de velocidade ou estiverem com os carros em situação irregular terão mais chances de serem autuados em São José dos Campos a partir da próxima semana. Na segunda-feira (15), entram em operação 178 radares móveis e fixos nas ruas da cidade.

A fiscalização será realizada com equipamentos que utilizam tecnologia OCR (Reconhecimento de Caracteres Óticos), que vão medir a velocidade e fazer a leitura de placas dos veículos. Os equipamentos serão divididos entre 77 bases fixas, 44 avanços semafóricos, 15 lombadas eletrônicas, 40 portais, além dos dois aparelhos móveis que serão utilizados de acordo a programação feita pela equipe técnica da Prefeitura. 

A fiscalização será diária e a lista das vias fiscalizadas com radares móveis será divulgada semanalmente no site da prefeitura. 

Os equipamentos fixos implantados receberão uma placa indicativa que terá a permanência de aproximadamente 30 dias, alertando os condutores da fiscalização na determinada via. A previsão de instalação de todos os equipamentos acontecerá gradativamente em até cinco meses, como previsto na licitação.

Segundo a prefeitura, por meio dos portais eletrônicos, o sistema dos radares estará interligado, em tempo real, com as bases da Polícia Militar e do COI (centro de Operações Integradas) para possibilitar ações tanto para a segurança no trânsito quanto para a segurança pública no município.