Por Meon Em RMVale

ACI de São José fará campanha pela conscientização do voto regional

Associação quer que eleitores da RMVale votem em candidatos da região

Reunião ACI São José Voto regional 2

Sede da ACI receberá painéis de discussão sobre o voto regional

Divulgação/ACI

Com diversos pré-candidatos em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal, a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos apresentou na manhã desta segunda-feira, 16, o projeto para fomentar o voto regional, com o objetivo de aumentar a representatividade da bancada política da região no legislativo estadual e nacional. A campanha, que se coloca como apartidária e sem vínculo com qualquer candidato ou partido, quer estimular o eleitor a escolher, entre os nomes dos postulantes aos cargos, aquele que melhor pode representar a RMVale.

Com mais representantes em cada Casa, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba terá mais peso político e mais acesso a recursos do Orçamento da União e do Estado"

Humberto Dutra Pres. ACI São José

vice-presidente da ACI, Humberto Dutra (Reprodução)

"Com mais representante em cada Casa, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba terá mais peso político e mais acesso a recursos do Orçamento da União e do Estado. Isso se traduz em verbas para a região, aplicadas na Saúde, Educação, Transporte, Tecnologia, entre tantas outras áreas. Verba que gera riqueza, negócios, empregos e benefícios para a comunidade", afirma Humberto Dutra, presidente da ACI.

A RMVale, que tem 1,7 milhão de eleitores, tem três deputados estaduais, Hélio Nishimoto (PSDB), Afonso Lobato (PV) e Davi Zaia (PPS), e dois federais, Eduardo Cury (PSDB) e Flavinho (PSC). Se comparado com outra região semelhantes em termos de eleitorado, como Ribeirão Preto, que tem 1,6 milhão de votantes, o número de deputados federais e estaduais é maior, com um representante a mais em ambas as Casas.

Em 2014, por exemplo, São José dos Campos teve, entre os 10 mais votados para deputado federal, cinco que não tem base eleitoral na cidade ou na RMVale. Somados, esses candidatos, que são chamados de forasteiros, 44.326 mil votos, o que poderia ajudar na eleição de um terceiro nome reginal. 

"Hoje o Codivap está em um estado de limbo. Podemos pegar essa ideia da ACI e levar para os prefeitos apoiarem candidatos da região e se juntarem a este discurso", afirma Afonso Lobato (PV), que esteve presente na reunião. Na edição de abril da Metrópole Magazine, a presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba) afirmou ser favorável ao voto distrital.

"Nossa região é rica, tem o terceiro maior PIB do Estado, atrás apenas da cidade de São Paulo e da região de Campinas. Temos quatro cidades na lista das 20 maiores do Estado no ranking da indústria, com destaque especial para São José dos Campos e Taubaté. O PIB regional chega a mais de R$ 84 bilhões, com um PIB per capita da ordem de R$ 12 mil. Isso é muito. Somos mais de 2,4 milhões de habitantes, vivendo em uma das regiões mais desenvolvidas no país. Mas na hora do voto, perdemos espaço", disse Humberto.

Leia MaisEm carta ao papa, bispos destacam grave crise social e política do Brasil Vinicius Valverde entra para a política e se filia ao PSBPSDB se reunirá para decidir se pede cadeira de vereador de Petiti

A previsão para o lançamento oficial da campanha, com a realização de um painel de debates entre pré-candidatos que tenham base de atuação em São José dos Campos, é dia 28 de maio. No dia seguinte, a ACI se planeja para publicar um documento, entitulado de Carta do Voto, defendendo o voto regional.

"Em setembro queremos distribuir no comércio joseense um material de divulgação da campanha pelo voto regional. Não podemos fazer isso em todas as cidade porque a nossa atuação é na cidade. Porém, vamos levar este projeto para associações de outras cidades, pois nosso desejo é fomentar este pensamento e fazer da RMVale uma região politicamente mais forte", afirma Humberto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.