Por Mara Cirino Em RMVale

Árvore de Natal feita com lixo alerta sobre poluição no mar e praias do Litoral Norte

Bolas de enfeites natalinos são de navio que despejou contêineres no mar na região de Santos

arvore_de_lixo_ubatuba_divulgacao

Árvore de Natal foi decorada com lixo encontrado nos oceanos para a conscientização 

Divulgação 

O Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Instituto Argonauta instalaram uma árvore de Natal usando como enfeites o lixo recolhido durante as operações de limpeza de praias promovidas ao longo do ano pelas três instituições. O monumento de nove metros de altura está na Praça da Baleia, Centro de Ubatuba. O objetivo é conscientizar a população sobre a responsabilidade individual e coletiva com o lixo que anualmente mata milhares de animais marinhos.

A limpeza de praias e a montagem da árvore contaram com a participação de estagiários das instituições, jovens do programa de educação ambiental do Projeto Tamar, Nosso Papel de Futuro, do Programa Jovem Aprendiz, e funcionários das instituições.

Ônibus iluminados espalham a alegria do Natal pelas ruas de São José

Desde 1997, o Aquário de Ubatuba e o Tamar, depois também com o Instituto Argonauta, foram pioneiros no Brasil em realizar mutirões de limpezas de praias. O marco foi o lançamento da campanha “Contra o Lixo no Mar”, que acontece até hoje, todos os anos.

O diretor do Aquário de Ubatuba e presidente do Instituto Argonauta, oceanógrafo Hugo Gallo, conta que "a ideia de construir uma árvore de Natal com o lixo recolhido nas praias ocorreu em vista da necessidade de sensibilizar os turistas, os moradores e as autoridades sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, decorrentes do lixo doméstico, que tendem a aumentar nessa época das festividades de final do ano e temporada de verão, além de refletirmos sobre necessárias mudanças nos hábitos de consumo evitando o lixo desnecessário".

Enfeites

Na decoração da árvore podem ser vistos chinelos, garrafas pet, boias de pesca, coletes salva-vidas, brinquedos, escovas de dente, e muitas bolas de enfeites natalinos recolhidas após o acidente com um navio que despejou contêineres no mar na região de Santos. O acidente ocorreu há mais de um ano, depois que navio Log In Pantanal lançou no mar da baía de Santos 46 contêineres e parte das mercadorias que transportava, até hoje encontradas nas praias do Litoral Norte.

Na árvore também existem redes de pesca usadas, doadas pela Polícia Ambiental e ‘’redes fantasma’’, recolhidas do mar, além de uma corda retirada do corpo de uma baleia pela equipe embarcada do Instituto Argonauta.

Ao lado da árvore, as pessoas podem ver uma faixa com uma mensagem natalina: “O Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta e o Projeto Tamar desejam a todos um Feliz Natal e um lindo 2019 sem nenhum lixo no mar!”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.