Por João Pedro Teles Em RMVale

Árvore do Parque da Cidade é eleita a maior da espécie no Brasil

Exemplar tem 40 metros e fornece 920 metros quadrados de sombra

arvore_10

Espécie tombada passa a ser um dos ícones turísticos da cidade

Divulgação/PMSJC

É difícil passar pelo Parque da Cidade, em São José dos Campos, e não notar, ali um pouco depois da portaria de entrada, a imponente copa da árvore conhecida como Árvore da Chuva, que reina absoluta no espaço verde entre o parque e o Cefe (Centro de Formação de Educadores), no bairro Santana.

Pois o Rank Brasil, empresa independente que registra recordes brasileiros, considerou a nossa árvore como a maior de sua espécie no Brasil. O nome técnico é Samanea saman e o exemplar é conhecido pela imponência de sua copa e altura de seu tronco.

No caso da nossa árvore, são 40 metros de diâmetro de copa e nada menos do que 14 metros de altura estimados. A árvore sombreia um raio de projeção de 988,22 metros quadrados. Haja sombra!

Tombada como patrimônio ambiental pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural), a árvore é imune a cortes “devido a sua condição rara, beleza e importância paisagística”, conforme cita o decreto municipal de 2012.

Para chegar nesse tamanho todo, foram necessários 100 anos de desenvolvimento. Essa é a idade estimada para a nossa recordista.

A prefeitura celebrou o recorde. Para a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, que abrange também o turismo, a marca significa mais um ícone para a cidade, o que poderia ajudar a trazer publicidade e desenvolver o turismo.

A épécie é rara e normalmente é encontrada no pantanal mato-grossense, no nordeste mineiro e Amazônia ocidental. Esse é o único exemplar que se tem registro na cidade.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.