Por Meon Em RMVale

Autistas de Ubatuba conquistam 'carteirinha' para garantir direitos

Os deficientes poderão utilizar o documento em estabelecimentos e filas preferenciais

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O cadastro será feito a partir desta quinta-feira(30)

Divulgação/PrefeituraUbatuba

A partir desta quinta-feira(30), a prefeitura de Ubatuba começa a fazer o cadastro para a carteira de autista. O documento poderá ser usado para comprovar a deficiência estabelecimentos, parques, filas preferenciais, etc.

De acordo Eliza Araujo, 33 anos, presidente e co-fundadora da Apeau (Associação de Pais Do Espectro Autista), conta que a associação fez diversas reuniões com o vice-prefeito, vereadores e com a Secretaria de Saúde da cidade para solicitar o cadastro.

“Levamos documentos de outras cidades que aderiram e falamos da importancia de Ubatuba ser pioneira no Litoral Norte. [...] Neste ano, depois de muitas reuniões, conseguimos resolver o problema”, afirma a presidente da Apeau.

Eliza tem um filho de 10 anos com autismo e afirma que o documento é muito importante, pois a deficiência não tem ‘aparência’. Por outro lado, o documento também serve para impedir fraudes.

 “O autismo não tem cara como as pessoas com síndrome de Dowm ou com algumas outras deficiências e é importante para garantir o direito. Quando um autista esta em uma fila preferencial as pessoas começam a olhar torto. Através da carteirinha tem como provar a deficiência. [...] Qualquer pessoa pode ir a algum estabelecimento e falar que é autista, então é uma forma de regularizar”, explica.

A mãe conta que a convivência com o autista é intensa, requer muito cuidado e tratamentos específicos. “Eles tem um sentimento muito genuíno. Me sinto privilegiada por esse amor, mas é um desafio diário principalmente em questão de crises e frustrações. Os maiores desafios são o preconceito, que acontece diariamente, e os direitos”, afirma Eliza.

 

Serviço

O cadastro de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) para emissão de carteira de autista em Ubatuba começa nesta quinta-feira(30) e pode ser feito em escolas municipais, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência Especializado em Álcool e outras Drogas (CREAD/CAPS-AD), Unidade de Reabilitação (UNIR), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) ou secretaria de Assistência Social.

Confira os documentos necessários:

– RG

– CPF

– Certidão de nascimento

– Laudo médico

– RG do responsável

– Comprovante atualizado de residência

– Foto 3 x 4

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