20141210_presidente da Avibras Sami Hassuani a direita_(Divulgação/CCOMSEx)

General Enzo Martins Peri, comandante do Exército e o presidente da Avibras Sami Hassuani

Divulgação/CCOMSex)

A Avibras e o Colog (Comando Logístico do Exército) assinaram um contrato de R$ R$ 167.582.190,00 para fornecimento de um lote de 20 viaturas Astros MK 6 para o EB (Exército Brasileiro), na última quarta-feira (3). As viaturas vão ser fabricadas na nova fábrica de blindados em Jacareí e serão entregues em um prazo de dois anos.

A aquisição faz parte do Projeto Estratégico Astros 2020 e as 20 viaturas se juntarão a outras nove, que foram entregues ao Exército em junho deste ano, e que estão em operação no 6º GLMF (Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes), localizado no Forte Santa Bárbara, em Formosa -GO.

O Projeto Estratégico ASTROS 2020 prevê a aquisição de um total de 60 viaturas MK6 que irão compor um complexo de organizações militares do Forte Santa Bárbara. Estiveram no evento da assinatura do contrato, realizado em Brasília, o general Enzo Martins Peri, comandante do Exército e do presidente da Avibras Sami Hassuani.

O objetivo é dar continuidade à estratégica decisão do EB de equipar a Força Terrestre com um sistema moderno e de alta tecnologia, que vai possibilitar o lançamento de toda a família de foguetes Astros e do míssil tático de cruzeiro de 300 km, a partir das plataformas da nova viatura AV-LMU (Lançadora Múltipla Universal) na versão MK6. O sistema se caracteriza por sua grande mobilidade e pela capacidade de prestar apoio de fogo de longo alcance com elevada precisão.

Segundo a Avibras, o sistema vai elevar o EB, sobretudo a Artilharia, a um novo patamar operacional e tecnológico. Para o presidente da Avibras Sami Hassuani, a aquisição reflete aumento da projeção de força do Brasil no cenário internacional pelo poder de dissuasão.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Avibras, Marcos Agmar, lembra que a partir das próximas entregas, o EB vai estar equipado com todos os tipos de viaturas Astros MK 6. “Como novidade, este lote terá as AV-UCF (Viaturas Unidades de Controle de Fogo) MK 6 e as AV-OFVE (Viaturas Oficina Veicular e Eletrônica) MK 6, as quais o EB ainda não possui, passando a operar a partir de então com todos os tipos de viaturas Astros MK 6”, diz.

A aquisição vai ser dividida em duas partes, na qual a primeira composta de 12 unidades: cinco Lançadoras Múltiplas Universais, cinco Municiadoras, uma Meteorológica e uma Posto de Comando e Controle de Bateria. Já a segunda parte vai ser integrada por três Oficinas Veiculares e Eletrônicas, três Meteorológicas e duas Unidades Controladoras de Fogo.