Por Meon Em RMVale

Carta contra cobrança no Colégio Embraer tem adesão de 500 ex-alunos

Grupo pede para instituto reverter decisão anunciada nesta semana

cejw_colegio_embraer

No próximo ano letivo serão destinadas 140 vagas para alunos bolsistas e 40 vagas para pagantes

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 24 horas, a carta aberta dos ex-alunos do Colégio Embraer de São José dos Campos conseguiu mais de 500 assinaturas nas redes sociais. O grupo é contra à decisão do Instituto Embraer de cobrar mensalidade de 20% dos alunos pagantes e defende a manutenção do ensino exclusivamente a alunos de escolas públicas. 

A partir de 2019, das 200 vagas oferecidas pelo colégio anualmente, 160 serão destinadas a alunos bolsistas e 40  para pagantes. Os ex-alunos acreditam que os estudantes da rede pública vão perder a oportunidade de transformar suas vidas através da educação, perdendo as vagas pra alunos pagantes.

O grupo de ex-estudantes defende a gratuidade de 100% das vagas e afirma que a mudança vai contra os princípios que originaram a instituição,  e que 40 adolescentes vão perder o direito de estudar em um colégio de excelência. O objetivo  dos ex-alunos é  alertar a comunidade sobre a mudança e promover um diálogo com o Instituto para reverter essa situação.

Leia MaisAcidente com a carreta de bujão de gás interdita rodovia em CruzeiroVídeo: Defesa Civil fica em alerta após fortes chuvas na RMValePM de Cunha fecha abatedouro ilegal que vendia aves para restaurantes

“Toda minha trajetória estudantil, desde o ensino fundamental, dependeu de projetos sociais pra acontecer porque minha mãe não tinha um centavo pra gastar com educação e estudar era a única saída pra romper o ciclo de opressão que via na minha família e para poder ser uma mulher independente financeiramente no futuro”, contou a estudante de História da USP,  Livia de Brito Arruda, de 22 anos, que se formou no Colégio Embraer em 2013.

“São 40 sonhos destruídos e são estudantes que provavelmente não vão ter a oportunidade de fazer um curso superior. Eu, por exemplo, fui a primeira da minha família a sair de casa para fazer faculdade, e não seria possível sem o Colégio Embraer”, relatou Beatriz Cristina, de 18 anos, que se formou em 2017 no instituto.

A estudante Juliana Laurindo contou que cursar o ensino médio em uma das melhores escolas do país de forma gratuita deu toda a base necessária para ser aprovada nos vestibulares e cursar o ensino superior em uma Universidade Federal. “Essa oportunidade sem dúvida alguma transformou meu destino, assim como de muitos outros ex-alunos”, finalizou Juliana.

Os ex- alunos pretendem continuar divulgando a carta para coletarem mais assinatura e entregar o documento para colégio e ao instituto Embraer

Outo lado 

Procurada pelo Meon, o Instituto Embraer informou que o projeto continua sendo de caráter social  e que  vai manter 100% de gratuidade aos candidatos que concorreram às 160 vagas dedicadas a jovens de baixa renda proveniente de ensino público da região. A instituição esclareceu que a cobrança não vai gerar receita (lucro) e nada muda para os atuais 600 alunos que já estão no colégio, divididos pelos três anos do ensino médio.

“De forma complementar e com o objetivo de ampliar a capilaridade do seu impacto social, o Instituto Embraer vem disseminando sua proposta pedagógica de ensino integral e multidisciplinar na rede pública. A ação contempla parcerias com secretarias de educação para contribuir com a formação de professores,  para compartilhar a metodologia pedagógica dos Colégios, bem como auxiliar a implementação do ensino integral na região. A ideia é que os Colégios, além de centros de excelência, sejam um espaço para o desenvolvimento de práticas educacionais e de colaboração na formação de educadores”, informou a Embraer através de nota.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.