Por Meon Em RMVale

Cemaden terá novo radar para monitoramento de catástrofes naturais na RMVale

O projeto foi anunciado juntamente com a inauguração do novo espaço do centro no Parque Tecnológico

Na tarde desta sexta-feira (13), juntamente com a inauguração do novo espaço do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foi anunciada a instalação de um radar meteorológico de alta tecnologia em São José dos Campos. O equipamento possibilitará, por exemplo, que fortes tempestades sejam previstas com muito mais agilidade. A previsão é que o novo radar esteja em funcionamento até dezembro deste ano. 

A cerimônia foi iniciada às 16h e contou com a presença de diversas autoridades como o diretor do Cemaden, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, o diretor do Parque Tecnológico, Marco Antônio Raupp, o prefeito de São José, Felicio Ramuth (PSDB) e o diretor Regional do Mctic (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) em São Paulo, Brigadeiro Mauricio Pazini Brandão.

Durante o evento, Felício Ramuth assinou um termo de doação de uma área de 60 mil m², dentro do complexo do Parque Tecnológico, onde o radar e a sede definitiva do Cemaden serão instalados.

O novo radar foi completamente desenvolvido no Brasil e, segundo Luiz Teixeira, presidente da empresa Iacit, fabricante do equipamento, um dos mais potentes e tecnológicos do mundo.

“Fizemos um benchmark com os melhores radares do mundo, agrupamos as principais tecnologias e avançamos significativamente nessas tecnologias. É um radar 100% nacional, tem competitividade tecnológica e valor agregado. Um dos melhores radares do mundo”, afirmou Luiz Teixeira, presidente da IACIT.

O radar é instalado em uma torre de 20 metros, tem uma antena de 8,6 metros de diâmetro e um domo receptor de 10 metros de diâmetro. O equipamento tem uma área de cobertura de 400 quilômetros de raio. A tecnologia deste radar consegue obter dados que satélites meteorológicos não conseguem obter.

“Os principais processos que causam desastres naturais do Vale Paraíba são processos meteorológicos de rápido desenvolvimento temporal e a única ferramenta para acompanhar isso é o radar meteorológico. A região não dispunha desta tecnologia. Com essa colaboração da Iacit teremos condições de emitir os alertas antecipadamente para proteger a população”, explicou o presidente do Cemaden, Osvaldo Moraes.

Outra conquista do Cemaden anunciada, foi a ampliação do espaço no Parque Tecnológico que foi ampliado em 136%. O prédio contará com uma nova sala de monitoramento que possibilitará que outros órgãos utilizem os equipamentos, dados e espaços do Cemaden.

“A ampliação vai permitir uma coisa que eu considero essencial: teremos duas salas de operações. Uma das salas vai poder ser usada para capacitação, treinamentos e poderemos disponibilizar para uso das Defesas Civis para acompanhamento em tempo real”, afirma Osvaldo Moraes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.