vistoria_defesa_civil_1_770x433_1

Ubatuba e São Sebastião estão em estado de alerta por conta das chuvas

Divulgação/Defesa Civil Ubatuba

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Sebastião e Ubatuba, no Litoral Norte, estão em estado de alerta por conta do alto volume de chuva que atinge os municípios desde o fim de semana. A Defesa Civil de cada cidade informa que há possibilidade para deslizamento de terra e monitoram áreas de risco. Já Caraguatatuba e Ilhabela ainda não entraram estado de atenção, mas registraram pontos com alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvore.

Até a publicação desta matéria, nenhuma família estava desalojada. Mas em São Sebastião, uma mulher de 56 anos está desaparecida desde o último domingo (12), após um forte temporal que atingiu a cidade. A suspeita é que ela tenha sido arrastada por uma enxurrada para o rio Itu, na região de Boiçucanga. 

De acordo com informações do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), a probabilidade de chuva nos municípios litorâneos é de 60% nesta terça-feira (14) e 80% na quarta-feira (15). Confira a previsão do tempo clicando aqui.

Qualquer imprevisto com as chuvas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de sua cidade pelo telefone 199.

São Sebastião

A Defesa Civil de São Sebastião registrou uma queda de árvore sobre um veículo, em uma rodovia da cidade. O acidente não deixou vítimas, mas o órgão alerta para sinais de alteração na topografia dos barrancos, que estão com solo encharcado. A orientação para a população é de não se aventurar em áreas de risco. A prefeitura não informou o acúmulo de chuva nos últimos dias.

Sobre a mulher que está desaparecida desde o domingo, o Corpo de Bombeiros realiza buscas desde segunda-feira (13). A vítima foi vista pela última vez, saindo do trabalho, próximo ao rio Itu.

Ubatuba

Já em Ubatuba, a Defesa Civil registrou mais de 100mm de chuva e ruas avenidas ficaram alagadas. Na cidade, o solo está encharcado e há risco de deslizamento de terra, o que pode causar danos em residências do município.

A Defesa Civil ainda alerta a população para ficar atenta a qualquer sinal de risco, como triscas nas casas ou barulhos diferenciados. Em casos de alagamentos, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e não enfrentar enxurradas.  

Caraguatatuba

A Defesa Civil afirmou que choveu no final de semana, mas não soube informar o volume de chuva. Segundo o órgão, está sendo realizada vistoria em todas as áreas de risco.  Foram registrados alguns alagamentos em ruas e avenidas da cidade. 

Ilhabela

Segundo a assessoria de imprensa de Ilhabela, foram registrados 98,7 mm de chuva durante o final de semana. Tiveram ocorrências de queda de árvores, deslizamento de terra e alguns pontos de alagamento.