Por Meon Em RMVale

Cidades do Litoral Norte investem em turismo acessível nas trilhas e praias

Prefeituras iniciam novos projetos de turismo adaptado e estendem o atendimento do Programa Praia Acessível para a alta temporada

 

As cidades do Litoral Norte têm investido na acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida às praias e trilhas dos municípios. Muitos prefeituras participam do Programa Praia Acessível, uma inciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do governo do Estado de São Paulo.

O principal atrativo do programa são as cadeiras anfíbias, que flutuam na água e viabilizam o acesso ao mar dos banhistas com dificuldade de locomoção, principalmente, idosos e pessoas com deficiência (PcD)

Devido à chegada da alta temporada de verão, o Programa Praia Acessível teve o atendimento estendido em diversas cidades.

Em Caraguatatuba o espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 9h às 16h30 e conta com acompanhamento de monitores.

Ubatuba oferece as cadeiras flutuantes, somente não disponibiliza de equipe de monitores para acompanhar os usuários. Para serem utilizadas, a pessoa interessada deve fazer o agendamento de segunda a sexta-feira junto à Comtur - Companhia Municipal de Turismo e se responsabilizar tanto pela retirada quanto pela devolução do material em bom estado. 

Já em São Sebastião, a iniciativa acontece todos os dias, das 9h às 16h, na região central, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande e por conta da estrutura do local oferece banheiros e chuveiros. Na Costa Sul acontece em formato itinerante e atende as praias de Boiçucanga, Camburi, Praia da Baleia e Juquehy.

Leia MaisPraias do Litoral Norte têm aulas gratuitas de stand up neste fim de semanaDia do Padroeiro São Sebastião terá programação especial no Centro HistóricoDia do Padroeiro São Sebastião terá programação especial no Centro Histórico

Além do Programa Praia Acessível, com as cadeiras anfíbias, algumas cidades do litoral norte também disponibilizam de outros projetos de acessibilidade.    

Caraguatatuba oferece atividades na praia do Centro como stand up e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado sentado e passeio de handbike, uma bicicleta adaptada para PcD.

No mesmo local existe o Espaço Aventura que oferta a prática de arvorismo, tirolesa, escalada e rapel aos moradores e turistas de todas as idades e pessoas com deficiência. Todas as atividades são supervisionadas por profissionais treinados. O serviço também é gratuito.

O Espaço funciona nos seguintes dias e horários: quarta-feira das 8h às 14h; quinta-feira das 13h às 19h; sexta- feira e sábado das 16h às 22h e domingo das 10h às 16h.

Outro projeto da cidade é a acessibilidade na Trilha das Palmeiras, no Parque Estadual Serra do Mar. Essa é a única trilha do Estado de São Paulo, onde pessoas em cadeiras de rodas poderão entrar na água da cachoeira com as cadeiras anfíbias. 

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo.

Para participar é necessário apenas realizar o agendamento pelo site ou por telefone e idosos e pessoas com deficiência são isentos das taxas. A pessoa também pode escolher se quer realizar a trilha com monitor ou não.

Em São Sebastião está em fase de ampliação o atendimento do projeto itinerante Turismo de Aventura Especial, realizado pela Secretaria da Pessoa Com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). A Prefeitura adquiriu, em dezembro de 2019, duas cadeiras adaptadas para trilhas, conhecidas como Juliette.  

Com os novos equipamentos, a iniciativa que visa oferecer melhores condições e experiências de lazer, esporte, cultura e turismo para pessoas com deficiência física e dificuldades de locomoção, como cadeirantes e idosos, deve ser iniciada em fevereiro. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.