Por Felipe Kyoshy Em RMVale

Comissão de Ética pune vereador por quebra de decoro em Jacareí

Fernando da Ótica receberá advertência verbal por postura no plenário

fernando_da_otica_original_felipe_kyoshy

Fernando da Ótica Original foi punido pela Comissão de Ética

Felipe Kyoshy/Meon

A Comissão de Ética da Câmara de Jacareí acatou, na manhã desta quarta-feira (16), o processo de quebra de decoro parlamentar contra o vereador Fernando da Ótica (PSC). Como punição, o parlamentar receberá advertência verbal.

Em uma votação de um projeto de lei de sua autoria, em maio, que regulamentava sobre isenção de cobrança de Zona Azul para deficientes e idosos, Fernando da Ótica disse que os vereadores que não votaram pela aprovação, estavam “contra as suas famílias”. A frase irritou os parlamentares, que entraram com uma representação sobre a sua postura.

Leia MaisCâmara de Jacareí aprova parcelamento de dívidas do IPMJCâmara de Jacareí pagará R$ 1,3 mi em novo contrato da TVPara CPI, Pró-Lar movimentou R$ 1,3 mi em contratos com 'laranjas'

“Eu desarquivei o processo com assinaturas de todos os vereadores. Então por que assinaram? Fiquei bravo. Eu usei essa frase. Mas não quis dizer que os vereadores são contra as famílias. Mas sim dentro do projeto. É um absurdo cobrar zona azul de idosos. Mostrar que não foi isso que quis dizer. Reitero que já pedi desculpa”, comentou o vereador.

O relator da Comissão de Ética, Paulinho dos Condutores (PR), justificou que a declaração não foi adequada.

“As opiniões ultrapassaram os limites e causou uma repercussão negativa. Ataca a honra e a imagem dos vereadores. Feriu a ética e o decoro parlamentar. Esperamos que isso não aconteça mais”, afirmou.

Acusação

O vereador também é alvo de uma investigação da Comissão de Ética que apura suposta cobrança de dízimo em seu gabinete. O procedimento foi instaurado com base em acusação do vereador Abner Madureira (PR), que foi chefe de gabinete de Fernando entre 2013 e 2016.

Segundo o denunciante, assessores eram obrigados a repassar ao vereador 10% dos salários. Caso as acusações sejam julgadas procedentes, Fernando da Ótica pode receber punições que vão de advertência verbal até a perda do mandato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Felipe Kyoshy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.