Por Meon Em RMVale

Compartilhamento de bicicletas, veja como funcionará em São José dos Campos

Projeto foi lançado oficialmente no sábado (21); cidade contará com 50 bikes

ciclofaixa_prefeitura_de_sao_jose_dos_campos_divulgacao_2012

A tarifa para uso das bicicletas será de R$ 1,00 a cada 15 minutos de utilização

Divulgação/PMSJC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe do prefeito Felício Ramuth (PSDB) promete entregar até a segunda quinzena de outubro 50 bicicletas compartilhadas, em São José dos Campos. Os veículos de duas rodas fazem parte do projeto do tucano para aumentar a adesão de usuários de ‘bikes’ no município. Atualmente, apenas 3% do total de viagens são feitas por bicicletas.

O programa foi lançado oficialmente no último sábado (22). Em frente ao Parque Ribeirão Vermelho, no bairro Urbanova, Felício anunciou o credenciamento da Serttel Soluções em Mobilidade e Segurança Urbana, primeira empresa responsável por administrar o serviço na cidade.

Pelo contrato, o grupo ficará responsável pela operacionalização do projeto pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado. A taxa de uso das bikes vai depender de cada empresa credenciada, conforme explica Paulo Guimarães , secretário de mobilidade urbana.

Leia MaisS. José realiza passeio compartilhado e anuncia ampliação das cicloviasCompartilhamento de bicicleta em São José terá ciclofaixa de lazer; serviço será lançado neste sábadoSão José ganha serviço de compartilhamento de bicicleta e patinete

“Optamos por esta forma de contratação das empresas para que haja maiores opções aos usuários. O sistema de cobrança e serviço será semelhante à de aplicativos de transporte. Cada empresa cobra uma taxa e opera o serviço com suas especificidades”, explicou.

Inicialmente a Serttel cobrará dos usuários R$ 1,00 a cada 15 minutos de uso. A Prefeitura terá direito a 5% do faturamento bruto mensal. Inicialmente, as bicicletas serão distribuídas pelo chamado “eixo de referência”, composto pelas Avenidas Nove de Julho e Dr. Nelson d'Ávila, terminando na Rua Quinze de Novembro. As vias compreendem a região central e o bairro Vila Adyana. 

“O usuário vai baixar um aplicativo no celular, fazer um cadastro e assinar um termo de responsabilidade. Com esse cadastro a pessoa conseguirá localizar onde a bicicleta está disponível e destravar o veículo. O usuário não precisa utilizar a bicicleta apenas no eixo de referência. Ele poderá pedalar para qualquer lugar da cidade. Caberá à empresa fazer o recolhimento da bicicleta e colocá-la novamente na região central da cidade”, informou o secretário. 

Os usuários poderão utilizar as bikes entre as 6h e 23h, de segunda a domingo. Apenas pessoas maiores de 18 anos poderão usar o sistema. Os menores de idade vão poder usar as bicicletas mediante a presença de um responsável. 

A meta da Prefeitura é expandir o programa para todas as regiões do município. A administração quer ainda aumentar a capacidade de estacionamento dos veículos não motorizados. Atualmente, a cidade conta com 32 paraciclos (dispositivo utilizado para a fixação das bikes) na zona central. 

Ainda não há previsão para o desenvolvimento do aplicativo que vai permitir o uso das bikes. A gestão municipal havia anunciado também o compartilhamento de patinetes, mas até o momento, segundo o secretário de mobilidade urbana, nenhuma empresa se credenciou para este serviço. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.