Por Meon Em RMVale

Condomínio vai à Justiça contra obra de ciclovia na zona oeste de São José

Moradores alegam que prefeitura invadiu terreno do residencial

Obra da Prefeitura de São José em frente ao condomínio Chácara dos Eucalipto

Máquina da Prefeitura de São José  em frente ao condomínio Chácara dos Eucaliptos

Thiago Lopes/Colaboração

O Condomínio Chácara dos Eucaliptos, na zona oeste de São José dos Campos, trava uma batalha na Justiça para barrar uma obra da prefeitura que teria invadido o terreno do residencial. A administração municipal alega que a área é pública e nega irregularidades.

A obra faz parte do projeto de ampliação da avenida Lineu de Moura, que prevê o alargamento da ciclovia que passa em frente ao condomínio. Os trabalhos foram iniciados em maio e chegaram ao Chácara dos Eucaliptos na última semana.

Na sexta-feira (20), a prefeitura iniciou a demolição da calçada e do muro de arrimo próximo ao gradil do residencial. 

Leia MaisVestibular do Pró-Estudo acontece neste domingo em S. JoséCâmara do Comam é contrária ao corte de árvores do Bosque da Tívoli

“Nós já tínhamos protocolado vários pedidos de esclarecimentos, informamos que a área é propriedade do condomínio, mas a prefeitura ignora. No dia 18, logo que recebemos a notificação da obra, entramos na Justiça”, disse o síndico Thiago Lopes Penha.

O condomínio entrou com uma ação de interdito proibitório (medida que tem como objetivo impedir dano a posse de alguém). No processo, foi feito pedido de liminar para paralisar a obra, mas a Justiça de São José negou.

De acordo com a decisão do juiz Silvio José Pinheiro dos Santos, da 1ª Vara da Fazenda Pública, os argumentos e os documentos apresentados pelo condomínio não comprovaram a irregularidade. “Óbvio que, se ao final do processo, comprovar-se o contrário por perito judicial, caberá ampla indenização”, ressalta o magistrado.

O advogado Bruno Gonçalves Ribeiro, representante do Chácara dos Eucaliptos, disse que vai enrar com agravo de instrumento no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), onde espera reverter a decisão. "Não tivemos tempo hábil para juntar os documentos necessários, mas vamos conseguir comprovar que a prefeitura está invadindo o terreno do condomínio”, disse.

Segundo Ribeiro, quando o condomínio foi constituído em 1973, o empreendedor já havia cedido ao município uma ampla área da propriedade para futura construção da avenida Lineu de Moura. “Está tudo documentado.” 

A Secretaria de Apoio Jurídico da Prefeitura de São José informou que é pública a área onde estão sendo realizadas as obras para alargamento da ciclovia. Questionada sobre a documentação solicitada pelo condomínio, a assessoria da pasta informou que “o procedimento oficial para qualquer munícipe é fazer requerimento por meio do serviço de protocolo da prefeitura”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.