Por Meon Em RMVale

Consumidor deve ficar atento para não virar presa fácil de bandido

PM aponta ação de 'cortadeiras', suspeitos levam carteira e celulares

calcadao_da_rua_7_centro_de_sao_jose_121217

Movimento no Calçadão de São José dos Campos, na terça-feira

Tânia Campelo/Meon

Mais de 100 policiais militares, além de agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), reforçaram o patrulhamento das áreas comerciais de São José dos Campos.  A operação acontece no horário de funcionamento do comércio, principalmente na região central da cidade.

Apesar do reforço na segurança, o capitão Wagner Lima, da Polícia Militar de São José, orienta os consumidores a adotarem medidas preventivas, principalmente em locais de grande aglomeração de pessoas.  Isso porque nesta época pedestres que circulam com dinheiro para fazer as compras de Natal viram alvo dos criminosos.

Leia MaisCriminoso é morto e policial fica ferido em troca de tiros em São JoséOperação Verão em Ilhabela terá reforço com mais de 100 policiaisIdosos terão festa de Natal com zumba, coral e Papai Noel

Os números comprovam isso. Nos 15 primeiros dias da Operação Natal, foram registradas 22 ocorrências,  seis a menos que em 2016. Dos casos registrados este ano, 16 deles são referentes a roubos a pedestres e a roubos e furtos de carteiras, celulares e documentos.

Um tipo de crime comum em São Paulo que agora está agindo no centro de São José é o praticado pelas chamadas ‘cortadeiras’ --mulheres que se aproximam da vítima e cortam sua bolsa para roubar dinheiro e celular .

“Os consumidores, principalmente mulheres em locais de grande aglomeração, devem ficar atentas, de olho nas bolsas. As cortadeiras aproveitam quando a vítima está distraída, fazendo compras”, diz o capitão.

Ele também orienta o consumidor a não circular nas ruas com muito dinheiro ou, se não puder evitar, distribuir o dinheiro em pequenas quantias, guardadas em locais diferentes.

“Chamamos isso de prevenção primária. A pessoa reduz o risco de ser roubada ou furtada”, explica o policial militar.

O capitão ressalta que a prevenção primária também vale para os comerciantes. “O lojista deve evitar acumular grande volume de dinheiro nos caixas e deve ficar atendo à movimentação. Se perceber atitudes e comportamentos estranhos, deve acionar o 190, sem hesitar”, disse.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.