Por Meon Em RMVale

Doenças nos ossos, como prevenir e tratar

Os tipos de doenças ósseas são diversos assim como suas causas. Quando elas surgem, os cuidados precisam ser imediatos para que não piorem. O doutor Pedro Bellei Rocha, 32 anos, ortopedista, afirma que osteoporose, artrite e artrose são as mais comuns entre a população, principalmente em idosos e mulheres. “As doenças mais comumente tratadas no consultório de ortopedia envolvem alterações dos ossos como osteoporose e artroses, e também das outras estruturas como tendões, músculos e ligamentos. […] Artrose e Osteoporose, são mais frequentes em pacientes acima de 40 anos e na maioria idosos”, apontou o doutor.

Osteoporose 
Segundo a IOF (Federação Internacional da Osteoporose), a cada três segundos uma pessoa com osteoporose sofre uma fratura – são 8,9 milhões de fraturas por ano. Dados do Ministério da Saúde apontam que 10 milhões de brasileiros são afetados pela doença.  A osteoporose é uma alteração da densidade óssea, que quanto menor, mais frágil se torna, aumentando assim o risco de fraturas. A doença por sua vez, diferente das outras relacionadas aos ossos, tem um diagnóstico mais complicado por ser silenciosa.

“A osteoporose é uma alteração silenciosa, ou seja, não tem sintomas e diferente do que muitos pensam não causa dor. A doença é mais comum em mulheres, principalmente por ter um fator hormonal envolvido. O principal exame para se diagnosticar a osteoporose é chamado densitometria óssea, porém pode ser necessário exames de sangue e outros”, explica Dr. Bellei.

O ortopedista Pedro Bellei Rocha Revista Metropole ago19 Foto Divulgação

O ortopedista Pedro Bellei Rocha 

Foto: Divulgação

 

Segundo o Conter (Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia), o exame de densitometria óssea é semelhante a um raio x e dura de 15 a 20 minutos. Geralmente a análise é feita nos ossos da coluna ou no fêmur próximo ao quadril. Nos estágios iniciais a osteoporose pode ser tratada com mudanças do hábito, como prática de atividades físicas e alimentação adequada, somada a suplementação alimentar com vitamina D e cálcio. Já em casos mais avançados da doença, é necessário usar terapia hormonal com medicamentos que agem no metabolismo ósseo para aumentar densidade. 

Artrose 
Já a artrose é um “desgaste” da articulação, que se inicia afetando a cartilagem articular, e progressivamente vai aumentando até chegar ao desgaste e alterações do osso.

Informações do Hospital Albert Eistein, apontam que a artrose é mais comum em pessoas mais velhas – 28% da população mundial acima dos 45 anos apresenta sintomas da doença no joelho, desses, 16% tem quadro de dor ou limitação motora. Obesidade e prática excessiva de atividades físicas podem aumentar o risco da doença. 

A artrose geralmente acomete as articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso como pés, quadril, coluna e joelhos. Diferente da osteoporose, a artrose gera dor e até inchaço em estágios mais avançados. “O sintoma principal da artrite e artrose é dor na articulação, que dependendo da gravidade, podem surgir inchaço ou limitação no movimento”, explica o ortopedista. 

O diagnóstico da doença é feito com uma avaliação médica e exames de imagem (radiografias, tomografia e ressonância magnética), exames de sangue podem ser solicitados em alguns casos. Artroses são tratadas conforme o grau do desgaste, pois a doença tem evolução progressiva. Nos estágios iniciais o objetivo do tratamento médico é preservar a cartilagem e podem ser usados medicamentos, suplementos alimentares e infi ltrações. O médico também pode orientar o paciente a diminuir a sobrecarga na articulação envolvida como, por exemplo, a perda de peso ou redução de certas atividades físicas.


Publicidaderevista_metropole_agosto19_anuncio_ouvirmais



Quando a doença está em estágios mais avançados, também são utilizados remédios para controle da dor e, em casos extremos, procedimentos cirúrgicos são necessários.  “A cirurgia mais realizada para artrose, dependendo da articulação acometida, é a substituição da articulação por uma prótese”, explica o doutor Pedro.

Artrite
A artrite, assim como a artrose, acomete as articulações, porém, ao invés de um desgaste, ela causa uma inflamação. A artrite pode ter diversas causas como doenças inflamatórias, degenerativas, infecciosas e/ou lesões traumáticas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão. As articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos. A articulação com artrite costuma também apresentar uma rigidez pela manhã. Assim como a artrose, o diagnóstico da artrite é feito com exames de imagem acompanhados ou não de exames de sangue.

Já o tratamento é feito com medicamentos anti-inflamatórios podendo ser acompanhados de fisioterapia e remédios para amenizar a dor. “Artrites são tratadas com remédios anti-inflamatórios e analgésicos, gelo, fisioterapia e algum tratamento específico para a causa”, explica o ortopedista Pedro Bellei Rocha.

Publicidaderevista_metropole_agosto19_colegio_univap




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.