prefeitura_de_taubate_ira_contar_com_drones_para_reforcar_a_seguranca

Monitoramento será feito diariamente 

Divulgação

A Prefeitura de Taubaté passará a utilizar drones no combate ao tráfico de drogas no município. Ao todo, dois drones serão disponibilizados. A utilização dos equipamentos será feita em parceria com as Polícias Civil e Militar. Projeto elaborado em 2016, a expectativa é que os drones estejam operando a partir do próximo semestre.

O monitoramento dos pontos de tráfico será realizado durante todo o dia com a captação de imagens --fotos e vídeos, que serão fornecidos às policias. As imagens captadas pelos drones irão auxiliar operações com mandados de busca e apreensão, de prisão, policiamento e em outras ações para o combate ao crime.

Moradora do bairro Parque Aeroporto, Janaina Ferri acredita que, com o reforço dos drones na segurança do município, haverá mais tranquilidade nos bairros. "É bom não só para um bairro, mas para todos. A gente fica muito assustada e com o drone acho que vai ser mais seguro e tranquilo", disse.

Atualmente, a prefeitura utiliza as câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) para mapear os pontos de tráfico, além de registrar outras ocorrências como furtos, roubos, atos de vandalismo, atitudes suspeitas, entre outros.

Nos primeiros 30 meses da utilização do serviço de monitoramento na cidade, foram 9,9 mil ocorrências registradas pelas câmeras, sendo que 5.649 tiveram a Polícia Militar acionada.