Por João Pedro Teles Em RMVale

Edital para cadastro de artistas de rua tem oito inscrições em São José

FCCR divulgará nomes até nesta terça-feira e já prepara novo chamamento

malabares_1

Edital é contrapartida para lei que proíbe apresentações nos semáforos

Pedro Ivo Prates/Meon

Oito artistas se inscreveram para o edital lançado pela FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) para cadastramento dos artistas de rua em São José dos Campos.

Todos os inscritos serão contemplados na lista que a fundação divulga até o fim desta terça-feira (21).  Cada um deles receberá um valor de R$ 30 por hora de apresentação.

De acordo com o diretor cultural da FCCR, Agenor Carvalho, este número deve crescer, já que cerca de seis pessoas enviaram inscrição quando o prazo já tinha terminado.

“Já que tivemos algumas pessoas que nos enviaram a inscrição fora do prazo, vamos abrir um segundo edital, com as mesmas exigências e valores do primeiro, para contemplar esse artistas. Se tivermos mais seis novos contemplados, chegamos a um número expressivo para um primeiro edital ”, afirma.

Reunião

Carvalho afirma que os primeiros oito contemplados terão liberdade para realizar suas agendas. O próximo passo após a publicação dos selecionados será estabelecerlocais, horários, datas e tempo de duração das apresentações.

“Esse processo será completamente realizado em parceria com os artistas. O edital não estabelece nem um mínimo nem um máximo de horas trabalhadas, mas nossa sugestão será de 30 horas semanais, que consideramos uma boa média”, explica.

Leia MaisAutoescola de Ubatuba é flagrada por irregularidades durante as aulasEx-presidente da Pró-Lar deve prestar depoimento nesta terçaMST ocupa 350 hectares da 'Fazenda do Estado', em Pindamonhangaba

Os locais de apresentação dos artistas devem variar entre casas de cultura, feiras livres e eventos da prefeitura.

Os artistas selecionados receberão equipamentos para identificação e demarcação do espaço onde irá acontecer a apresentação.

Vídeo foi obstáculo

De acordo com o artista circense Anthony Aquino, a exigência  mais difícil de cumprir das que foram especificadas no edital é a gravação do vídeo com apresentações.

“Eu mesmo precisei ajudar quatro colegas gravando suas apresentações. O pessoal ficou com um pouco de dificuldades nessa etapa. Mas, em geral, acredito que o edital foi simples para inscrição”, afirma.

Polêmica

Sancionada em junho, a ‘Lei dos Malabares’, como ficou conhecida, proíbe, entre outras práticas, apresentações dos artistas de rua nos semáforos.

Como contrapartida, a FCCR se comprometeu a abrir um edital para cadastrar e remunerar os artistas. O valor, entretanto (R$ 30 por hora),foi alvo de críticas da classe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.