Por Meon Em RMVale

Eleições de conselheiros tutelares em São José, Jacareí e Taubaté têm mais de 20 denúncias de irregularidades

CMDCA e MP devem dar um parecer até a próxima quinta-feira (17)

conselho_tutelar_1

São José foi a cidade que mais teve registros com 10 denúncias

Reprodução

As cidades de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté receberam juntas ao menos 21 denúncias de irregularidades nas eleições de conselhos tutelares. O pleito aconteceu no dia 6 de outubro e o prazo para denunciar se encerra nesta segunda-feira (14).

São José foi a cidade que mais teve registros com 10 denúncias. Ao todo, nove candidatos foram apontados e serão notificados nesta terça-feira (15). Segundo Edna Gomes, coordenadora do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), as denúncias são sobre boca de urna, em princípio sem apresentação de provas, e nem todos os acusados foram eleitos.

A cidade de Jacareí recebeu oito denúncias entre irregularidades de campanha e votação. A prefeitura ainda não divulgou a natureza dos apontamentos, mas disse que o CMDCA e o Ministério Público farão as investigações.

O CMDCA de Taubaté já recebeu ao menos três denúncias apontando irregularidades nas eleições de novos conselheiros tutelares na cidade. Uma das denúncias feitas na semana passada, aponta que duas candidatas teriam tido apoio de um grupo que fretou vans para levar pessoas para votar nelas no dia das eleições – o que caracterizaria transporte irregular de eleitores.

As denúncias referente as eleições de conselheiros tutelares em todo o Brasil podiam ser feitas até esta segunda-feira. Com as denúncias em mãos, os CMDCA’s e o MP investigarão os apontamentos e devem dar um parecer até o dia 17. Se irregularidades forem confirmadas, o MP pode desclassificar candidatos ou até mesmo impugnar o pleito e pedir novas eleições.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.