Por Meon Em RMVale

Em fase final de testes, novo avião da Embraer supera as expectativas

O E190-E2 é o primeiro avião da nova geração da família de E-Jets

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 Em fase de testes finais, desempenho do novo jato E190-E2 supera as expectativas da equipe da Embraer 

Divulgação

A Embraer anunciou nesta segunda-feira (22) alguns resultados finais dos testes em voo do E190-E2, primeiro avião da nova geração da família de E-Jets da fabricante de aeronaves, que tem sede em São José dos Campos. Segundo a empresa, os dados confirmam que a aeronave é melhor do que a especificação original e mais eficiente do que outras aeronaves de corredor único.

Com relação ao consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual e quase 10% melhor que seu concorrente direto. 

Operando com o menor nível de ruído e emissões externas, o E190-E2 torna-se, assim, o avião mais ecológico do segmento.  

“Esta é uma conquista imensa para a nossa equipe e significa valor adicional entregue aos nossos clientes”, afirmou Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de Marketing da Embraer Aviação Comercial, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa.

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Segundo a empresa, o alcance da aeronave a partir de aeroportos com altas temperaturas e grande altitudes (Hot and High, no termo em inglês), como Denver e Cidade do México, aumenta 600 milhas náuticas em comparação com aeronaves de geração atual. Já o alcance a partir de aeroportos com pistas curtas, como London City, na Inglaterra, também aumenta em mais de 1.000 milhas náuticas, permitindo que a aeronave alcance destinos como Moscou, na Rússia, e no norte da África sem paradas.

O E190-E2 também se torna a aeronave com os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção sem limite de calendário para utilizações típicas de E-Jets. Isso significa 15 dias adicionais de utilização da aeronave em um período de dez anos em comparação com os E-Jets da geração atual.

Outro objetivo-chave do programa no qual o E190-E2 obteve melhores resultados do que as expectativas iniciais é o tempo de treinamento de transição dos pilotos. Os pilotos de E-Jets de geração atual precisarão de apenas 2,5 dias de treinamento e sem necessidade de simulador de voo completo para voar o E2.

“Reduzir a carga de treinamento na transição para pilotos de E1 é outra grande redução tanto em tempo quanto em custos para nossos operadores. Isso, combinado com a maior eficiência de combustível da família E2 e a menor emissão de ruído, torna o E2 o avião mais econômico em seu segmento por qualquer medida”, afirmou Silva.

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