20140619_campos_do_jordao_copa_flavio_pereira_11

Cidade ficou 17 dias entre as mais frias do Brasil neste ano

Flávio Pereira/Meon

Não aguenta mais o calorão deste início de ano? Está com saudade do edredom? Uma boa pedida é arrumar as malas e ir para Campos do Jordão. A cidade ocupa o segundo lugar em um ranking divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) que mostra as cidades que apareceram entre as dez mais frias do país durante o início do ano.

Nos primeiros 24 dias de 2015, a “Suíça Brasileira” apareceu 17 vezes na lista com as temperaturas mais baixas do Brasil. Campos deixa para trás cidades como São Joaquim, em Santa Catarina, perdendo apenas para também catarinense Bom Jardim da Serra, que figurou 18 vezes entre as 10 mais frias.

Em pleno verão já famoso pelas quebras de recordes de temperaturas, Campos dos Jordão registrou uma temperatura mínima de 12,2ºC no dia 8 de janeiro. A temperatura mais baixa registrada no início do ano foi registrada em Comodoro, cidade que fica no Mato Grosso. Os termômetros marcaram 3,8ºC no dia 7 de janeiro. No entanto, a cidade matogrossense ficou fora da lista por não figurar com frequência entre as 10 mais geladas de 2015.

O ranking ainda conta com Camanducaia (MG), Maria da Fé (MG), Nova Friburgo (RJ), Águas Emendadas (DF), Florestal (MG), Patrocínio (MG) e Vitória da Conquista (BA). A previsão para esta terça-feira (27) é de que Campos do Jordão apresente temperatura mínima de 14ºC.