Por Meon Em RMVale

Embraer não garante manutenção integral de empregos, diz sindicato

Sindicalistas consideram situação preocupante e temem demissão em massa

boeing_embraer_avioes_2_divulgacao

Encontro discutiu impactos do negócio com a Boeing sobre empregos dos funcionários 

Arquivo/Meon 

A reunião entre a Embraer e sindicalistas, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), terminou sem acordo. Os sindicatos reivindicavam garantia na manutenção de empregos após formalização do acordo entre a fabricante brasileira e a Boeing.

As duas empresas vão criar uma joint venture, que será controlada pela companhia norte-americana --apenas 20% da nova empresa ficará com a Embraer.

Participaram da reunião o presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza, e representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Botucatu e Gavião Peixoto. 

Segundo Herbert Claros, diretor do Sindicato de São José e funcionário da Embraer, o resultado do encontro é preocupante, pois a empresa diz não poder garantir a estabilidade dos trabalhadores.

“Apresentamos essa preocupação. Precisamos de garantia de estabilidade e na reunião o Paulo [presidente da Embraer] não deu garantias. Hoje fabricamos o avião inteiro e ele não disse, por exemplo, se a Boeing vai trazer um novo avião para ser fabricado aqui ou se os projetos vão continuar aqui. Quando os aviões da Embraer saturarem em vendas e se não tiver um novo projeto, vamos virar uma fabricante de apenas de peças e reduziremos o quadro de funcionários a um quinto”, diz Herbert Carlos. 

O sindicato calcula que aproximadamente 300 funcionários foram demitidos em 2018, somente na unidade de São José dos Campos. Os sindicalistas temem que após a fusão com a Boeing, haja demissão em massa.

Herbert informou ainda que na próxima semana haverá uma reunião com a diretoria dos três sindicatos.  “Na próxima semana vamos conversar com os trabalhadores e traçar a estratégica para o melhor encaminhamento para o tema, mas a situação é preocupante”, afirma Herbert.  

O Meon entrou em contato com a Embraer via e-mail, mas até as 16h30 não houve retorno por parte da empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.