Por Meon Em RMVale

Energia elétrica pode ficar 3,14% mais barata em 19 cidades da RMVale

A nova tarifa será revisada e entrará em vigor em outubro

edp_bandeirantes_sjc_pedro_ivo_prates_meon

A redução da tarifa se deu pela quitação de empréstimos feitos na época da seca

PedroIvoPrates/Meon

A tarifa de energia elétrica pode diminuir 3,14% para os consumidores de baixa tensão em 19 cidades da RMVale. O reajuste passará por revisão e só entra em vigor em outubro. A redução foi divulgada nesta terça-feira(23), pela EDP, distribuidora de energia elétrica, em São José dos Campos.

Para as ligações de baixa tensão, residências e comércios, o reajuste poderá ser de -3,14%. Já para ligações de alta tensão, empresas e indústria, a tarifa deve cair -0,25%. Em 2018, a energia elétrica ficou 16,12% mais cara

Segundo Donato da Silva Filho, diretor de regulação da EDP, com a nova tarifa, o consumidor de baixa tensão pode sentir no bolso uma redução de cerca de R$20 na conta mensal.

A redução no valor da energia elétrica se deu em boa parte pela quitação de empréstimos realizados no período de seca entre 2013 e 2014. Na época, a distribuidora teria feito o empréstimo para arcar com despesas com termoelétricas, pois, sem chuvas, as hidroelétricas não atingiam a geração de energia necessária.

donato_da_silva_filho_diretor_de_regulacao_da_edp_pedro_ivo_prates_meon

Donato da Silva Filho

Diretor de regulação da EDP                        

PedroIvoPrates/Meon

“O reajuste acontece sempre uma vez ao ano em outubro. O principal item que determinou a redução da tarifa é a retirada de custos relacionados a termoelétricas que foram acionadas em 2013 e 2014 por conta da seca intensa. Na época os pagamentos foram financiados e os gastos foram quitados em 2019”, explica o Donato

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste da tarifa e convocou nesta terça a realização de audiências públicas online para avaliação da revisão. No dia 17 de agosto o valor definitivo será divulgado e entra em vigor no dia 23 do mesmo mês.

Segundo o diretor de regulação, esta porcentagem de reajuste ainda pode sofrer alterações até o dia da mudança.

“É preciso verificar os dados, verificar todas as contas e ouvir o que as pessoas tem a dizer e ver se terá alguma mudança. Esse valor [3,14%] não é definitivo, é preliminar. O -2% pode virar um -3% ou -4% e também se tornar +1% ou +2%. Não esperamos grandes variações, mas é possível mudar”, afirma Donato.

 

Confira as cidades da área de cobertura da EDP:

-Aparecida

-Caçapava

-Cachoeira Paulista

-Canas

-Caraguatatuba

-Cruzeiro

-Guaratinguetá

-Jacareí

-Jambeiro

-Lorena

-Monteiro Lobato

-Pindamonhangaba

-Potim

-Roseira

-Santa Branca

-São José dos Campos

-São Sebastião

-Taubaté

-Tremembé

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.