pista_esportes_radicais_taubate

O local tem aproximadamente 2800m² e atende em média 60 pessoas por turno

Divulgação/PMT

Você sabia que a maior pista pública coberta de esportes radicais da América Latina fica em Taubaté? A revitalização da pista do Parque do Itaim teve início em 2013 e foi entregue na última quinta-feira (5). A iniciativa partiu da Prefeitura de Taubaté, em parceria com a Associação Valeparaibana de Esportes Radicais. O investimento foi de R$ 250 mil. 

A obra teve como objetivo a recuperação estrutural de quesitos como eletricidade, hidráulica, telhado, piso, madeiramento e obstáculos. O local tem aproximadamente 2800m² e conta com Half-Pipe, área de Street com 1200m² composta por diversos obstáculos como savanas, box jumps, Quarter-Pipes, hips, corrimãos, spines, caixotes, e uma parede para wallrides, além de uma Mini-Ramp. As áreas comuns contam com arquibancadas para 1000 pessoas, vestiários, sanitários e copa. O espaço atende em média 60 pessoas por turno.

Leia Também

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer de Taubaté, Cláudio Teixeira Brazão, em 2013 a quadra foi interditada por falta de manutenção. "O trabalho está sendo realizado por voluntários, que desempenham um papel importantíssimo na manutenção e zeladoria dos locais. Os espaços também são oportunidades de trazer alguns eventos para a cidade, proporcionado entretenimento para os taubateanos e aquecendo o comércio local", diz.

Há um ano a prefeitura desenvolve o projeto Geração Radical, que atende cerca de 100 crianças, adolescentes e adultos de Taubaté, com a prática de Skate, Patinação e Parkour. A prefeitura afirma que o esporte radical tem uma grande aceitação entre os taubateanos e a prática dessas modalidades cresce a cada dia mais na cidade.

Para utilizar a pista é necessário o uso de equipamentos de segurança. Menores de idade precisam de autorização dos pais. O espaço funciona nos seguintes dias e horários:

Quarta
13h às 17h – Skate (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)
17h às 20h – BMX/InLine (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)

Quinta
13h às 17h – BMX/InLine (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)
17h às 20h – Skate (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)

Sexta
13h às 17h – Skate (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)
17h às 20h – BMX/InLine (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)

Sábado
8h às 12h – BMX/InLine (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)
12h às 18h – Skate (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)

Domingo
8h às 12h – Skate (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)
12h às 18h – BMX/InLine (Mini Ramp Street) e Livre (HalfPipe)

Durante feriados o horário é o mesmo de sábado e domingo.

A pista do Itaim fica na Estrada Municipal Professor Doutor José Luiz Cembranelli, s/n - no Parque Municipal do Vale do Itaim.