Por João Pedro Teles Em RMVale

Esvaziada, Tribuna Livre tem primeira sessão na Câmara de S. José

Apenas um orador falou durante o evento, que acontecerá quinzenalmente

tribuna_2

Ivan Teixeira falou sobre projeto no Jd. São José 2

Divulgação

Apenas uma pessoa fez uso da tribuna da Câmara de São José durante a primeira sessão da Tribuna Livre, que aconteceu nesta quarta-feira (25).

Presente no regimento interno desde 1989, a Tribuna foi instaurada apenas em 2018, após pressão do Ministério Público.

De acordo com a resolução que regimenta as sessões da Tribuna Livre, o encontro acontece em quartas-feiras alternadas, sempre das 9h às 10h.

Com limite para até seis oradores, a primeira sessão contou apenas com a participação de Ivan Henrique Teixeira Junior, morador do Jardim São José 2, região leste da cidade.

Em seu discurso, o munícipe apresentou o projeto “Periferia Tem Voz”, onde a comunidade ganha papel de protagonismo com a gravação de vídeos que, posteriormente, são postados nas redes sociais.

As publicações, de acordo com o orador, apontam problemas vividos pela população da periferia da cidade. As demandas vão desde problemas da manutenção até problemas em políticas públicas para promoção de emprego.

O presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), afirmou que trata-se de um momento novo para o Legislativo. “A tribuna livre estava no regimento interno, mas abrimos as portas à população, com mais um espaço para opinar”, disse.

Já para o vereador Wagner Balieiro (PT), a primeira sessão foi um marco para a participação popular da Câmara. “É uma experiência que está começando e ainda será aprimorada”, afirma.

Extinção

Em novembro de 2017, um projeto da bancada governista na Câmara quis extinguir a tribuna. A extinção constava em uma das emendas do Projeto de Resolução 9/2017, que propunha a diminuição dos prazos para análise por parte das comissões da casa.  No documento, a emenda era justificada pelo fato da tribuna não ter sido utilizada “o que por si só demonstra inocuidade da norma”.

Antes disso, No dia 1 de outubro, o Ministério Público propôs um Termo de Ajustamento de Conduta ao presidente da casa, Juvenil Silvério, indicando o cumprimento da resolução.

Após pressão popular, a emenda foi suprimida e a tribuna foi aprovada em março deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.